Buscar

O que é Programação orientada a objetos?

Orientação a objetos, também conhecida como Programação Orientada a Objetos (POO) ou ainda em inglês Object-Oriented Programming (OOP) é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. O extensivo uso de objetos, particularmente em conjunção com o mecanismo de herança, caracteriza o estilo de programação orientada a objetos. Em alguns contextos, prefere-se usar modelagem orientada ao objeto, em vez de programação. De fato, o paradigma "orientação a objetos" tem bases conceituais e origem no campo de estudo da cognição, que influenciou a área de inteligência artificial e da linguística no campo da abstração de conceitos do mundo real. Na qualidade de método de modelagem, é tida como a melhor estratégia, e mais natural, para se eliminar o "gap semântico", dificuldade recorrente no processo de modelar o mundo real, no domínio do problema, em um conjunto de componentes de software que seja o mais fiel na sua representação deste domínio. Facilitaria a comunicação do profissional modelador e do usuário da área alvo, na medida em que a correlação da simbologia e conceitos abstratos do mundo real e da ferramenta de modelagem (conceitos, terminologia, símbolos, grafismo e estratégias) fosse a mais óbvia, natural e exata possível. A análise e projeto orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento deste sistema se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos. Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos.(Wikipédia)

💡 8 Respostas

User badge image

Anderson Benício

A programação Orientada a objetos (POO) é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que outros tipos de programação.

Com a POO temos que aprender a pensar as coisas de uma maneira distinta, para escrever nossos programas em termos de objetos, propriedades, métodos e outras coisas que veremos rapidamente para esclarecer conceitos e dar uma pequena base que permita soltarmos um pouco com este tipo de programação.

Uma linguagem é caracterizada como Orientada a Objetos quando atende a estes quatro tópicos que vou apresentar.

 

  • Abstração
  • Encapsulamento
  • Herança
  • Polimorfismo

 

3
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Você fez a pergunta e deu a resposta :)

Trabalho com a linguagem de programação Ruby sob o framework Rails (RubyOnRails).

A linguagem Ruby é 100% orientada a objetos.

Quando você instala o Ruby, ele possuí um terminal nativo chamado irb.

Ao se escreverem comandos em Ruby no terminal posso brincar com o seguinte e ai vai ficar bem claro o que é programação orientada a objetos.

Posso afirmar que com uma linha sou capaz de fazer o que em Java por exemplo seriam necessárias 6 linhas de código. Como?

Abrindo o terminal e digitando o comando: irb

Ele irá carregar o irb e então faço a seguinte brincadeira (conforme será visualizado no terminal em plataforma Linux, mas é valido para outros SOs):

irb(main):001:0> (assim é como carregará o irb no terminal, pronto para se escrever em Ruby).

Para simplificar, colocarei apenas o símbolo ( > ) para determinar as variáveis e o símbolo ( => ) que é a resposta ao comando enter:

> a = 1

=> 1

> b = 2

=> 2

> a + b

=> 3

Isto significa linguagem totalmente orientada a objetos. Em Ruby tudo é objeto. Não precisei determinar a variável apenas informei que a era igual a 1 e b era igual a 2 e isto já foi suficiente para colocar a + b e ter como resposta 3.

Abçs

 

1
Dislike0
User badge image

Marco Vieira

Existem varios paradigmas de programação os mais "Famosos" são: Estruturado ,Orientado a Objeto e declarativo.

Hoje em dia em grandes sistemas se usa POO, para entender o que e como funciona e bom estudar uma linguagem orientada a objeto como java, C++, Ruby, entre outras!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais