Buscar

Um estudante de engenharia gostaria de ligar uma carga em uma tensão alternada de 30 V. No entanto,ele possui somente 2 transformadores 220?

Um estudante de engenharia gostaria de ligar uma carga em uma tensão alternada de 30 V. No entanto, ele possui somente dois transformadores 220/110 V. Então ele teve a ideia de conectar o lado de alta de um transformador em uma tomada de 127 V e a saída conectar no lado de alta do segundo transformador, cuja saída foi conectada na carga. Sabendo que ambos os transformadores são iguais, tal que a resistência do enrolamento de alta tensão é de 0,08  e a reatância de dispersão é de 0,24 ohm; e a resistência do enrolamento de baixa tensão é de 0,02 ohm e a reatância de dispersão é de 0,06 ohm, e que a carga é de 30 ohm, com fator de potência unitário (resistivo), calcule: a) O valor da relação de transformação do sistema montado dos dois transformadores pelo aluno. b) Desenhe o circuito equivalente do sistema, representando os circuitos equivalentes dos dois transformadores, a fonte de tensão e a carga. c) Calcule a corrente e a tensão sobre a carga. d) Prove que o rendimento do sistema é igual a multiplicação do rendimento individual de cada transformador. e) Calcule o rendimento do sistema.

💡 2 Respostas

User badge image

Anderson Ribeiro

letra d

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Em um transformador, os 2 pólos ficam ligados, só não curtam por causa da resistência alta. O mesmo acontece com motores, lampadas, e outros similares.

Quanto a saída do transformador. Se vc der um curto, dependendo do progeto, pode ou não te assustar e desligar a luz da casa. No transformador, há 2 pontos para curtar: um é a entrada e o outro é a saída.

Num transformador de poste, a resistencia varia de acordo com o consumo do bairro. Quanto maior o consumo, menor tem que ser a resistencia. Quanto menor o consumo maior tem que ser a resistencia. 
Assim como um transf. quanto maior a potencia menor a resistência dele. 

Suponhamos que fosse um transformador desse para alimentar uma só casa, usando 5.000W (13A, nesse caso) a resistencia seria bem alta pois a tensão é de 13.800V. 
Nesse exmplo a resistência de entrada teria que ser 3833,3 Ohms. 

Note que a resistência num transformador não é constante. Por isso, pode-se usar um transformador de 1.000W tanto para ligar uma lâmpada de 15W quanto para ligar um motor de 1.000.  Essa variação na resistência só acontece por causa do magnetismo inconstante que a corrente alternada gera. Isso acaba aumentando ainda mais a resistência nos fios. Se pudéssemos por um transformador de 220V em 220V constantes(não na tomada), o transformador certamente deve queimar.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais