A ''Tripartição de poderes'', no Brasil, tem expressa previsão constitucional, inclusive sendo cláusula pétrea. Pergunta-se: As atribuições desses ''poderes'' podem ser alteradas entre si?
André Luis Albino de Moraes Marques
A tripartição é observada no Artigo 2° da CF/88 e suas atribuições não podem ser alteradas, visto que, no mesmo artigo, as três devem se manter independentes e HARMÔNICAS.
Harmonia, em um sistema, compreende-se em ORDEM/ORGANIZAÇÃO entre os limites de cada órgão, cada um com sua devida atribuição. Caso contrário, não haveria HARMONIA entre os poderes.
Jaqueline Vasconcelos
Todos os poderes possuem funções típicas e atípicas. Vejamos:
LEGISLATIVO
Função típica: Legislar; Fiscalização contábil, financeira, orçamentária e
patrimonial do Executivo
Função atípica:
EXECUTIVO Função típica: Prática DE ATOS DE CHEFIA DE Estado, chefia de governo e atos de administração; Função atípica: Natureza legislativa: O Presidente da República, por exemplo, adota medida provisória, com força de lei (ar. 62) Natureza jurisdicional: O Executivo julga, apreciando defesas e recursos administrativos
JUDICIÁRIO Função típica: Julgar (função jurisdicional), dizendo o direito no caso concreto e dirimindo os conflitos que lhe são levados, quando da aplicação da lei Função atípica: Natureza Legislativa: regimento interno de seus tribunais (art. 96, I, "a") Natureza executiva: administra, v.g., ao conceder licenças e férias aos magistrados e serventuários (art. 96, I, "f") |
Desta forma, as atribuições podem ser alteradas. Sendo essa alteração chamada pela doutrina de função atípica do poder
Leonara Barbosa
Mas com a expanção das exeções que vem acontecendo de maneira exorbitante, essa "Organização Harmoniosa" logo vai virar em "baguça de Poderes".
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Ciência Política e Teoria Geral do Estado
•UNISUAM
Glaucia Calixto
Compartilhar