Buscar

Infancia, Cultura e arte na educação infantil

 1)  As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil apontam para a importância de um ambiente acolhedor para o desenvolvimento das práticas de ensino, no qual a criança vivencia a socialização. 

Para que esta prática ocorra, valoriza-se:





  2)  Pensar as práticas artísticas na Educação Infantil incorre em articular as experiências com os saberes das crianças.  

Neste sentido, deve-se levar em conta:





  3)  O trabalho com Arte na Educação Infantil visa explorar e estimular o conhecimento e as habilidades das crianças, com ênfase na experimentação e improvisação.Portanto, as atividades envolvendo as linguagens artísticas devem possibilitar às crianças:




  4)  A relação que os educadores estabelecem com as linguagens artísticas são extremamente significativas, pois constituem um repertório cultural que será a primeira fonte de referência para a seleção de conteúdos e elaboração de encaminhamentos metodológicos.  Quanto mais rico for o referencial cultural dos educadores, maiores serão as possibilidades ofertadas às crianças na expressão suas experiências, aprendizados e socialização de saberes. 

Sobre a importância do repertório cultural dos educadores podemos considerar que:





  5)  Segundo Costa (1999, p. 23), o diálogo com a obra de arte é um diálogo amoroso, demorado, paciente, exige doação e entrega. 

Considerando as ideias do autor sobre a contemplação/apreciação da obra de arte, é correto afirmar que:





  6)  A Lei nº 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e a Lei nº 11.645/08 são instrumentos legais que orientam ampla e claramente as instituições educacionais quanto a suas atribuições no que se refere à educação para as relações étnico-raciais. Sobre essa temática, é possível afirmar que:




  7)  Ainda sobre educação e diversidade étnico-racial, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil apontam que as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem prever.

Assinale a alternativa correta:





  8)  No trabalho com as linguagens artísticas as orientações sobre diversidade étnico-racial devem ser contempladas nos encaminhamentos propostos. Neste contexto, o repertório cultural dos educadores, é significativo para: 

Marque a alternativa correta:





  9)  As linguagens artísticas visuais são formas de expressão artística que partem da visualidade e exploram instrumentos e ou técnicas na geração de imagens, objetos e ações, materiais ou virtuais, compreendidos através do sentido da visão, podendo ser ampliado a outros sentidos. 

Considerando o exposto acima, marque a alternativa que indica exemplos de técnicas expressivas em artes visuais:





  10)  As primeiras experiências visuais dos bebês são elaboradas por meio do contato com as cores do ambiente em que estão inseridos.      

Na prática, isso ocorre quando a criança:




💡 8 Respostas

User badge image

Ariane Paulo Nichelle

1 B

2 D

3 B

4 D

5 A

6 B

7 D

8 C

9 B

10 D

16
Dislike1
User badge image

Aline Da Silva Roza

corretas

3
Dislike0
User badge image

Rafa Oliveira

Corretas!!!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais