Buscar

O que é fator Rh?

💡 2 Respostas

User badge image

Fabiana Pimentel

Fator Rh é um importante antígeno presente no sangue de determinadas pessoas, cuja presença significa que a classificação será Rh+. Os indivíduos que não possuem naturalmente o tal antígeno recebem a classificação Rh-. A designação “Rh” é uma abreviatura do nome do macaco “Rhesus”, no qual os cientistas Landsteiner e Wiener identificaram pela primeira vez a presença do antígeno que denominaram “fator Rh”
3
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante conceituar que um antígeno é uma substância que desencadeia a formação de anticorpos e pode causar uma resposta imune.

O fator Rh trata-se de um dos dois grupos de antígenos eritrocitários de maior relevância clínica, sendo de vital importância para reações transfusionais hemolíticas e, juntamente com a tipagem sanguínea, possui determinação obrigatória antes de qualquer transfusão.

O Rh é dito positivo quando os indivíduos possuem o antígeno e negativo quando não possuem e, visto isso, os indivíduos com Rh positivo podem receber sangue de qualquer indivíduo (desde que possua a mesma tipagem); por sua vez, indivíduos com Rh negativo só podem receber sangue de indivíduos com Rh negativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais