Buscar

Há legítima defesa contra legítima defesa ?

💡 6 Respostas

User badge image

Estudante PD

Oi Vig, vamos lá...

Em regra não é possível, visto que um dos requisitos da Legitima Defesa e a agressão injusta. Assim, não há, a princípio, como se pensar em legítima defesa no caso em que o agente está se defendendo de outro que também esteja em estado de legítima defesa. Entretanto, é PLENAMENTE POSSÍVEL que a Legítima defesa da Legítima defesa no caso de a primeira se putativa. É que neste caso a primeira é imaginária, de modo que, assim sendo, não há faticamente "agressão injusta" logo o agredido pode agir em legítima defesa para repelir agressão injusta (mesmo que o agente agressor penso estar também em legítima defesa). 

Segundo o entendimento doutrinário há dois tipos de legítima defesa: a real e a putativa. Estas subdividem-se, ainda, em legítima defesa própria e de terceiro.

Um dos requisitos da legítima defesa, segundo o entendimento do art. 25, CP, é que ela seja ATUAL ou IMINENTE e INJUSTA.

Diante do exposto, pode-se inferir que só é possível a existência de legítima defesa real contra legítima defesa putativa. O festejado exemplo da doutrina é o caso em que duas pessoas desafetas encontram-se na rua. "A" faz o gesto de colocar a mão por dentro do casaco. "B", pensando que seu desafeto irá sacar uma arma, saca um revólver,quando na verdade "A" só iria tirar um lenço de um bolso interno do casaco.. "A", percebendo a ação de "B", saca primeiro uma arma e atinge-o . Veja: há uma legítima defesa real de uma legítima defesa putativa. "A" imaginava estar em estado de legítima defesa e sacou da arma; "B", já em estado de legítima defesa real, acabou impelindo a agressão IMINENTE, INJUSTA, com MODERAÇÃO,UTILIZANDO-SE DOS MEIOS NECESSÁRIOS e CONSCIENTE DO SEU ESTADO DE LEGÍTIMA DEFESA (requisito subjetivo).

não é possível, visto que um dos requisitos da Legitima Defesa e a agressão injusta. Assim, não há, a princípio, como se pensar em legítima defesa no caso em que o agente está se defendendo de outro que também esteja em estado de legítima defesa. Entretanto, é PLENAMENTE POSSÍVEL que a Legítima defesa da Legítima defesa no caso de a primeira se putativa. É que neste caso a primeira é imaginária, de modo que, assim sendo, não há faticamente "agressão injusta" logo o agredido pode agir em legítima defesa para repelir agressão injusta (mesmo que o agente agressor penso estar também em legítima defesa).

Espero ter ajudado.

Bons estudos! ?

2
Dislike0
User badge image

Vig Bayde

Ajudou sim muito obrigada!!!!

0
Dislike0
User badge image

Luciano Faria

Não há, vide estudo de antijuridicidade. A legitima defesa se caracteriza por repelir injusta agressão. O único caso que aceita dúvida é o da Rixa: mas o mesmo que está repelindo a agressão injusta, também pratica ação injusta, descaracterizando a legítima defesa. Porém o Estado de necessidade aceita ser posto contra outro Estado de necessidade!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais