Buscar

Sobre a retroatividade e a lei penal em branco.

Eu não entendo muito bem sobre a lei penal em branco, e agora gostaria de saber sobre a retroatividade da lei penal nela. Podem me ajudar?

💡 5 Respostas

User badge image

Lyra

claro! mas a resposta é complicada, pois há divergencia doutrinária. a questão é a seguinte..uma norma penal em branco é uma norma incompleta, ela precisa de um complemento normativo (uma outra lei ou um ato infralegal) para complementa-la. Havendo uma modificacao benefica ao bandidinho no complemento, ha retroatividade?

-> sim, sempre! basileu garcia

-> não, nunca! frederico marques e magalhaes noronha

-> depende. para haver a retroatividade deve ocorrer real modificaçao, não uma alteracao meramente circunstancial (mirabete)

-> depende. sendo uma norma complementada por outra lei retroage. sendo uma lei complementada por atro infralegal é necessário fazer um distinção entre complementos com feição de normalidade e de anormalidade. Quando se trata de complemento em situação de normalidade, a modificação benéfica retroagirá para favorecer o réu. Mas, quando se tratar de complemento excepcional sua alteração não retroage.  (zaffaroni, stf e alberto silva franco)

7
Dislike0
User badge image

Lyra

estou a disposiçao para mairoes esclarecimetnos

4
Dislike0
User badge image

Lilian Renó

Obrigada, adoro suas respostas, são bem claras.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais