Buscar

a) É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Márcio Batista Messias

Sim. É o ramo dos direitos patrimoniais, de valor econômico e está voltado para as relações de valoreconômico. Pelas relações obrigacionais estrutura-se a economia - atividade produtiva e troca de bens.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É uma questão bastante complicada, sobremaneira por inexistirem parâmetros confiáveis para aferir sua aplicação e de outras áreas do Direito Civil.

De fato, o Direito das Obrigações é bastante aplicado, pois regula algumas situações complexas, mas outras bastante rotineiras.

Exemplificando, ao comprar uma bala, quem compra tem dever de pagar e quem vende tem dever de entregar o produto, enquanto aquele que compra tem direito de exigir a entrega da bala e aquele que vende tem direito de exigir o pagamento.

Assim, quem compra a bala é credora de obrigação de dar coisa certa e devedora de obrigação de pagar e vice-versa.

Entretanto, existem ramos igualmente frequentes, em especial a parte geral, que regula nosso morar, nossa existência, nosso início e nosso fim, razão pela qual é complicado afirmar com precisão que o Direito Obrigacional é o mais aplicado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais