Buscar

Os direitos dos trabalhadores estrangeiros são os mesmos que os nossos ?

Há alguma diferença ?

💡 5 Respostas

User badge image

marici suelen fonseca

é isso ae...

Se ele estiver trabalhando aqui sim, os direitos são iguais. No país dele, o direito é de acordo com a constituição do país dele ou o regime político, em fim, é de acordo com as regras de lá!

2
Dislike0
User badge image

Elias Alves Lobo

Ao trabalhar no país, o estrangeiro passa a ter os mesmos direitos trabalhistas de um empregado natural do Brasil, como 13º salário, FGTS e férias de 30 dias, entre outros. Também vale destacar a jornada padrão de oito horas diárias ou 44 por semana, com um dia de folga, preferencialmente aos domingos.

A dúvida surge quando a relação de trabalho não foi pactuada em território brasileiro como é o caso de empresas multinacionais ou organizações internacionais que enviam seus empregados para realizar tarefas em território brasileiro, ou ainda, empresas que enviam trabalhadores brasileiros para o exterior.

A diretriz da Justiça do Trabalho era de que a relação jurídica deveria ser regida pelas leis vigentes no país da prestação de serviço, conforme previsto no Enunciado de Súmula nº 207/TST, que foi cancelado pelo Tribunal Superior do Trabalho em abril de 2012. Mas o Tribunal há muito vinha estendendo a todas as categorias profissionais a aplicação da Lei nº 7.064/1982 que garantia somente aos empregados de empresas de engenharia no exterior, o direito à norma trabalhista mais benéfica (seja do país de contratação ou de prestação de serviço).

E o legislador, atento à jurisprudência que veio se firmando no TST, por meio da Lei nº 11.962/2009, alterou a redação do artigo 1º da Lei nº 7.064/82, estendendo o direito a todos os trabalhadores contratados no Brasil transferidos por seus empregadores para prestar serviços no exterior.

"Recentes construções jurisprudenciais , que têm afastado a aplicação da Súmula nº 207 .... indicam a prevalência do princípio da norma mais favorável sobre o princípio da territorialidade", afirmou a ministra Peduzzi, ressaltando que essa tendência também tem sido verificada no ordenamento jurídico de outros países.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Devemos por em prática nossos conhecimentos em Direito para responder a questão.


Os trabalhadores estrangeiros possuem os mesmos direitos trabalhistas que os trabalhadores brasileiros. Segundo a lei, possuem direito a 13º salário, FGTS e férias de 30 dias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais