Buscar

O que é apelação adesiva?

💡 2 Respostas

User badge image

Andressa Dessa

Recurso adesivo é aquele que é interposto somente diante da conduta da parte contrária, ou seja, caso uma parte não tenha recorrido e a outra o tenha feito, a parte omissa poderá aproveitar essa oportunidade para interpor seu recurso na modalidade adesiva. Essa possibilidade está prevista no art. 997 do NCPC:

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A apelação adesiva é o recurso inteposto no prazo que o Apelado tem para responder à apelação interposta pela outra parte.

Imagine que João seja autor e Maria seja ré de uma determinada ação. Advindo a sentença, houve procedência parcial do pedido, de modo que nenhum dos dois obteve pronunciamento judicial integralmente favorável.

Apesar de não ter sentença totalmente procedente, João opta por não apelar, para que o processo termine logo, deixando correr in albis (em branco) o prazo recursal. Maria, por seu turno, inconformada, interpõe Apelação. Nesse momento, Maria passa à condição de Apelante e João se torna Apelado.

Então, no prazo de contrarrazões, João, apesar de ter optado por não apelar, resolve agora recorrer. Afinal, ele não tinha apelado para ver o processo finalizado o quanto antes, mas, diante da apelação de Maria, isso não vai correr tão rápido.

Assim, no seu prazo de contrarrazões, João poderá apresentar Recurso Adesivo (apelação pela via adesiva), por meio da qual sua apelação, até então preclusa, que será "colada" à apelação de Maria, sendo desta dependente, nos termos do CPC:

Art. 997. Cada parte interporá o recurso independentemente, no prazo e com observância das exigências legais.

§ 1º Sendo vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir o outro.

§ 2º O recurso adesivo fica subordinado ao recurso independente, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras deste quanto aos requisitos de admissibilidade e julgamento no tribunal, salvo disposição legal diversa, observado, ainda, o seguinte:

I - será dirigido ao órgão perante o qual o recurso independente fora interposto, no prazo de que a parte dispõe para responder;

II - será admissível na apelação, no recurso extraordinário e no recurso especial;

III - não será conhecido, se houver desistência do recurso principal ou se for ele considerado inadmissível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais