Buscar

Escreva as equações para mostrar como um tampão constituido por NH3 + NH4Cl resiste a mudanças no pH quando da adição de um ácido e de uma base.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Uma solução tampão  é uma solução aquosa que consiste de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada , ou vice-versa. Seu pH muda muito pouco quando uma pequena quantidade de ácido ou base forte é adicionada a ele. Soluções tampão são usadas como um meio de manter o pH em um valor quase constante em uma ampla variedade de aplicações químicas. 

Quando algum ácido forte é adicionado a uma mistura de equilíbrio do ácido fraco e sua base conjugada , o equilíbrio é deslocado para a esquerda, de acordo com o princípio de Le Châtelier . Por causa disso, a concentração do íon hidrogênio aumenta em menos do que a quantidade esperada para a quantidade de ácido forte adicionado. Da mesma forma, se for adicionado álcali forte à mistura, a concentração de íon hidrogênio diminui em menos do que a quantidade esperada para a quantidade de álcali adicionada.

\(\begin{align} & pH=pKa+\log \frac{sal}{acido} \\ & \\ & pOH=pKb+\log \frac{sal}{base} \\ & \\ & pH=pKb -pKb-\log \frac{sal}{base} \\ \end{align}\ \)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais