Buscar

Por que é importante que o glicogênio não seja o inverso exato da glicólise?

ajuda nóis

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Algumas  reações podem acontecer no sentido inverso, porém as exergônicas não, já que elas têm uma única direção. As outras que acontecem nos dois sentidos podem ser usadas na glicogênese , dependendo da concentração das moléculas para entender em qual sentido estará ocorrendo.Entretanto, elas não podem ser o inverso uma da outra pois as vias metabólicas são exergônicas. Com isso, a gliconeogenese precisa ter um \(ΔG\) negativo.


Essas duas vias  dividem \(7\) das dez reações da glicólise e as \(3\) restantes controlam a direção das mesmas. Essas \(3\) reações têm \(ΔG\) grande e negativo favorecendo a formação de piruvato e não de glicose.Elas precisam ser contornadas por um conjunto separado de enzimas que catalisam reações que são suficientemente exergônicas para serem irreversíveis na direção da síntese de glicose. Da mesma forma que ocorre na glicólise, essa via tambémb terá que ser regulada, para que via tenha um direcionalidade, para que enzimas sejam ativadas e inativadas, dependendo do que precisa ser formado e inibido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais