Buscar

prova final discurssiva caiu as seguintes perg ! qual a diferença da lei ordinaria e lei complementar.Diferença do cheque cruzado e do cheque visado

💡 2 Respostas

User badge image

Mary Ribeiro

O legislador preocupou-se em indicar que que as matérias mais importantes sejam tratadas atraves da lei complementar, estabelecendo em artigo próprio,o que caberia ser tratado atraves desse tipo de jurídica.Ainda devem ser aprovadas por maioria absoluta dos mebros da casa legislativa.A lei ordinária coube as demais matérias exclúidas pela lei complementar ,e outros aspectos importante é que deve obter aprovação por maioria simples.

 

O cheque cruzado nada mais é do que a presença de dois traços na diagonal frontal da cártula,o que representa que o pagamento só podera ser efeituad com o deposito desse titulo.Já o cheque visado é quando existe uma confirmação de fundos para o pagamento desse titulo fornecido pelo banco ou intituição financeira do banco sacado.Essa confirmação se apresenta no anverso do titulo.

0
Dislike0
User badge image

Larissa Zanelatto

Existem duas principais diferenças entre as leis ordinárias e as leis complementares, uma diz respeito ao aspecto formal e a outra ao material.

  • Apecto material:

As possibilidades de regulamentação da Constituição através de lei complementar estão taxativamente previstas no dispositivo constitucional. Em contra partida, o campo material ocupado pelas leis ordinárias é residual, ou seja, regulamentarão o que as leis complementares, decretos legislativos e resoluções não regulamentam. 

  • Aspecto formal:

A diferença diz respeito ao quorum de aprovação. A lei complementar é aprovado por quorum de maioria absoluta e o quorum de aprovação para as leis ordinárias é de maioria simples ou relativa. 

Agora analisemos a diferença entre o cheque cruzado e o cheque visado: 

  • O cheque cruzado possui dois traços transversais no verso feitos pelo emitente ou pelo portador. O cruzamento é geral se não houver indicação de insituição financeira entre os dois traços. O cruzamento é especial se houver o nome de algum banco entre as linhas. O cheque com cruzamento geral pode ser pago apenas pelo sacado a banco ou a cliente do sacado, mediante crédito em conta; contudo, o banco indicado pode incubir outro banco de fazê-lo. O cheque com muitos cruzamentos especiais pode ser pago somente pelo sacado no caso de dois cruzamentos. 
  • O cheque visado sujeita o banco sacado à obrigação de reservar na conta corrente do emitente a quantia indicada no cheque, em favor do credor, ao longo do prazo de apresentação do título. Contudo, o banco sacado ter vistado o cheque não isenta o emitente da obrigação que assumiu com o emissor.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais