Buscar

Quantos cromossomos autossomos e sexuais existem em um ovogônia ? e em um óvulo ?

💡 2 Respostas

User badge image

jair ribeiro

Nas células somáticas humanas são encontrados 23 pares de cromossomos (46cromossomos). Destes, 22 pares são semelhantes em ambos os sexos e são denominados autossomos. O par restante compreende os cromossomos sexuais, de morfologia diferente entre si, que recebem o nome de X e Y.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para respondermos essa pergunta, precisamos conhecer o processo de ovogênese que é o processo pelo o qual será formado os óvulos. Esse processo se inicia na mulher antes mesmo dela nascer e começam nas ovogônias 


Basicamente, durante a vida uterina, células germinativas migram para o ovário onde se diferenciarão por mitose em ovogônias que vão se multiplicar por muito tempo. Elas então começam a crescer e dão inicio à meiose que então formará o óvulo. A esse ponto devemos nos lembrar que os seres humanos possuem \(46\) cromossomos autossomos , portanto, como a ovogônia é uma célula originada de mitose, ela possuíra \(46\) cromossomos e, ao se dividir, dará origem a um óvulo de \(23\) cromossomos.


Além disso, sabemos que as mulheres se caracterizam por dois cromossomos sexuais XX. Assim, as ovogônias possuem XX e quando sofre meiose, originam óvulos com metade, ou seja, X.


Portanto, as ovogônias possuem v cromossomos autossomos e dois cromossomos sexuais (XX) enquanto o óvulo possui \(23\) cromossomos autossomos e umcromossomo sexual (X).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais