Buscar

explique como o apoptossomo se forma , descartando todas as proteinas envolvidas

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Existem dois tipos de vias apoptóticas: a extrínseca (ou via dos recetores de morte) e a intrínseca (ou via mitocondrial). Relativamente à via extrínseca, esta consiste na ativação de recetores de morte que estão localizados na superfície da membrana celular.


Esta via inicia-se quando ocorre uma ligação dos ligandos de morte aos seus correspondentes recetores, como por exemplo ligação do ligando FASL ao recetor FAS/CD95. Estes recetores contêm um domínio extracelular e um domínio intracelular citoplasmático (também conhecido como domínio de morte).


Este último é responsável pela transmissão do sinal de morte, levando à ativação dos recetores de morte que, por sua vez, recrutam a molécula adaptora FADD (FAS-proteína associada com domínio de morte) e a pro-caspase-8, levando à formação do complexo de sinalização de indução de morte (DISC).


Por sua vez, o complexo DISC ativa a caspase iniciadora pro-caspase-8, que, uma vez na sua forma ativa de caspase-8, pode ativar as caspases executoras através de duas vias: a) cliva diretamente as pro-caspases-3, -6 e -7, acionando assim a via executora da apoptose que, neste caso, é uma via dependente de caspases e independente da via mitocondrial; b) cliva a proteína Bid (proteína pro-apoptótica da família Bcl-2) no fragmento Bid truncado (tBid) que sofre translocação para a mitocôndria onde induz a libertação do citocromo C (cit C). Este, por sua vez, liga-se ao factor-1 apoptótico ativador da peptidase (APAF-1) e à pro-caspase iniciadora -9, formando assim o apoptossoma. Esta estrutura induz a ativação da caspase-9 que por sua vez cliva as pro-caspases executoras -3, -6 e -7 ativando-as, desencadeando-se assim o processo apoptótico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais