Buscar

A regulação das funções corporais ocorre por meio de feedback positivo ou negativo.explique qual a diferença entre eles

Respostas

User badge image

Lucas Magalhães

O feedback negativo dá uma resposta contrária a ação que o causou, como por exemplo as alterações de pressão sanguínea. Já o feedback positivo dá uma resposta proporcional àquela que causou o desequilibrio, como o parto: quanto mais contrações, mais hormônio é liberado. 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A definição biológica da homeostase é “a tendência de um organismo ou célula regular seu ambiente interno e manter o equilíbrio, geralmente por um sistema de controle de feedback, de modo a estabilizar a saúde e o funcionamento”. Geralmente, o corpo está em homeostase quando suas necessidades são atendidas e seu funcionamento adequado. Todos os órgãos do corpo contribuem para a homeostase. Um complexo conjunto de fatores químicos, térmicos e neurais interagem de formas complexas, ajudando e dificultando o corpo enquanto trabalha para manter a homeostase.

Quase todos os mecanismos de controle homeostático são mecanismos de feedback negativo. Esses mecanismos alteram a variável de volta ao seu estado original ou “valor ideal”. Um bom exemplo de um mecanismo de feedback negativo é um termostato residencial (sistema de aquecimento). O termostato contém o receptor (termômetro) e o centro de controle. Se o sistema de aquecimento estiver ajustado a 70 graus Fahrenheit, o calor (efetor) será ligado se a temperatura cair abaixo de 70 graus Fahrenheit. Depois que o aquecedor aquece a casa a 70 graus Fahrenheit, ela é desligada mantendo a temperatura ideal.

Um mecanismo de feedback positivo é exatamente o oposto de um mecanismo de feedback negativo. Com feedback negativo, a saída reduz o efeito original do estímulo. Em um sistema de feedback positivo, a saída aumenta o estímulo original. Um bom exemplo de um sistema de feedback positivo é o nascimento da criança. Durante o trabalho de parto, um hormônio chamado oxitocina é liberado que se intensifica e acelera as contrações. O aumento das contrações faz com que mais oxitocina seja liberada e o ciclo continua até que o bebê nasça. O nascimento termina a liberação de ocitocina e termina o mecanismo de feedback positivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando