Buscar

Galera da UNICESUMAR estou precisando de ajuda no M.A.P.A. de Matemática Financeira

Plano Collor: Queremos nosso dinheiro de volta

No dia 16 de março de 1990, o Brasil tomou um susto. Pela televisão, os brasileiros assistiram à Ministra Zélia Cardoso, do governo do então presidente Fernando Collor de Mello, anunciar diversas medidas. Entre elas, o confisco dos investimentos, inclusive das poupanças, que ultrapassassem a quantia de NCZ$ 50 mil (cruzados novos). Muitos consumidores ficaram em uma situação desesperadora. 
Segundo o Plano Collor, as quantias bloqueadas seriam transferidas para o Banco Central e a partir daí passariam a receber correção pelo BTNF. Assim, os excedentes das poupanças que aniversariavam na 2ª quinzena de março de 1990 não seriam mais corrigidas pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do mês de março (84,32%), mas sim pelo BTNF (Bônus do Tesouro Nacional Fiscal), que no mesmo período acumulara uma variação de 41,28%. 
O Idec lutou para que fosse considerado o IPC.
Mesmo diante da definição da Justiça pelo BTNF como fator de correção dos ativos bloqueados, permanece uma injustiça para com os poupadores. 
O Idec apurou em extratos de seus associados que, na média, não mais de 5% pelo BTNF foram aplicados como correção dos valores retidos pelos bancos, no primeiro aniversário após o plano, e não 41,28%. É essa a diferença que o Idec reclama para seus associados e para todos os poupadores que estiverem nas mesmas condições. ​

A partir da contextualização que envolve a discussão das cadernetas de poupança, face os planos de combate à inflação referente às décadas de 1980 e 1990, faça a seguinte análise:

Uma caderneta de poupança recebeu uma aplicação em julho de 1989 de NCz$ 50.000,00 (Cruzado Novo), que teve seu resgate efetuado em junho de 2017. Foram aproximadamente 28 anos de investimento para garantir uma aposentadoria privada. Verifique a correção pelo índice IGP-M (FGV) para o período informado e informe o montante em moeda corrente atual.
A partir do valor encontrado, apresente um breve texto, apresentando o valor percentual correspondente à correção e relacione o valor do dinheiro no tempo e a inflação.


Importante:
* Leia o material disponível na pasta Material Extra.
*Você poderá e deverá utilizar a calculadora do cidadão disponibilizada pelo Banco Central:
<​https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores>.
*O resultado da correção do capital deve ser demonstrado em Reais (R$).

💡 3 Respostas

User badge image

Dalila Mara

tambem to precisando ajuda no mapa
0
Dislike0
User badge image

Denilso Neres Maciel

to precisando do mapa

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Data inicial: \(07/1989\)

Data final:\(06/2017\)

Valor nominal: \(NCz$ 50.000,00\)

Índice de correção no período: \(15.128.729,0570577\)

Valor percentual correspondente \(1.512.872.805,7057700{\text{ }}\% \)

Valor corrigido na data final \(R$ 275.067,80\) ( REAL )

O Valor percentual correspondente é de \(\boxed{1.512.872.825,7057700\% }\) , o montante hoje em Reais é de\(\boxed{{\text{R\$ 2075}}{\text{.067}}{\text{,87}}}\) .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais