Buscar

De que modo o sequenciamento do DNA mitocondrial é útil?

💡 2 Respostas

User badge image

Neuma Costa

Tal processo pode ajudar a teoria da Endossimbiose, proposta por Margulis em 2000 na área científica biológica. A teoria diz que a evolução de organelas em seres eucariotos se deu por englobamento de organismos menores, por exemplo a mitocôndria (que surgiu quando a Terra tinha 3,6 bilhões de anos) que era um organismo próprio. Ela foi fagocitada e desenvolveu um processo de resistência à degradação e um mutualismo com a célula hospedeira.

Com o sequenciamento do DNA mitocondrial, descobriu-se que o DNA desta organela parecia muito com uma bactéria bem ancestral, por ser circular, não possuir histonas e outras características mais...

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A mitocôndria é uma organela presente no citoplasma das células de organismos superiores e possui grande importância no processo de respiração celular. Possuem um tamanho que varia de 0,5 a 1,0 μm de comprimento e são consideradas fábricas de energia, pois processa o oxigênio e a glicose convertendo-os em ATP.


Esta organela, diferentemente das outras, possui carga genética própria, conhecido como DNA mitocondrial (mtDNA). Este não é como o DNA nuclear que possui longas fitas, formadas por dupla hélice e que codificam cerca de 100.000 genes, o mtDNA representa apenas 1 a 2% do DNA celular, em duplo filamento circular, codificando apenas 37 genes. Acredita-se na hipótese endossimbiótica, devido a existência do mtDNA. Esta sugere que o surgimento das células eucarióticas se deu com o englobamento das células procarióticas sem ocorrer a digestão, e estas duas desenvolveram uma relação simbiótica.


DNA mitocondrial (mtDNA) diz respeito ao DNA que se localiza no interior da mitocôndria, organelo presente nas células eucarióticas. O mtDNA é de cadeia dupla mas, ao contrário do DNA nuclear, é circular, não está empacotado em cromatina, a tradução dos seus codões em proteínas não segue as regras do código genético universal e tem um conteúdo GC diferente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais