Buscar

relacionar a parasitose intestinal com o aumento de uma celula de defesa

💡 2 Respostas

User badge image

kaliny

A grosso modo, os leucótitos ficam aumentados pelo fato de reagirem ao agente estranho (parasita) e à lesão que eles causam no hospedeiro, isso faz parte da resposta imunológica do corpo. Em relação aos parasitas intestinais, os eosinófilos reagem à invasão porque possuem receptores (Fator Fc) de antígenos que desencadeiam uma determinada resposta quando se ligam ao antígeno específico. Podem aumentar também em casos de alergia, atraídos pela histamina para as áreas de inflamação. Os parasitas, já que não podem ser fagocitados, exigem que os eosinófilos liberem toxinas e ativem mecanismos como anticorpos para juntos destruírem o parasita por meio de danificações na membrana deles.  

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A imunidade adaptativa, principalmente mediante os anticorpos, desempenha importante papel na defesa contra as bactérias extracelulares. Os anticorpos podem exercer suas ações de três maneiras: 1) opsonização, 2) ativando o sistema complemento, 3) promovendo a neutralização de bactérias ou de seus produtos.


Como as bactérias extracelulares são susceptíveis à destruião quando fagocitadas, elas desenvolvem, como mecanismo de escape, substâncias que possuem atividade antifagocítica. Anticorpos dirigidos contra essas substâncias não só impedem sua ação, mas facilitam a fagocitose, desde que neutrófilos e macrófagos possuam receptor para a porção FC da imunoglobulina (opsonização). Os anticorpos também são coadjuvantes na destruição de bactérias por complemento, ativando esse sistema pela via clássica.


 Por meio do mecanismo de neutralização, os anticorpos, principalmente a IgA, podem ligar-se a bactérias e, com isso, impedir que as mesmas se fixem nas mucosas, como no trato intestinal e no trato respiratório. Os anticorpos em muitas ocasiões ligam-se a toxinas produzidas por bactérias, como as toxinas tetânica e diftérica, neutralizando a ação desses produtos.

fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962004000600002

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais