Buscar

Disserte sobre o procedimento da exceção de incompetência relativa.

.

💡 1 Resposta

User badge image

Diego da Mota Borges

Nos termos do art. 112 e 304, do Código de Processo Civil, a exceção de incompetência relativa é arguida em petição separada, ou seja, fora da contestação (obs. isso mudará no projeto de novo código de processo civil).

Por ser relativa, cada a parte interessar argui-las, sob pena de prorrogação de competência. Assim, não é possível que o juiz a declare de ofício. É cabível a exceção quando se tratar de competência em razão do terrritório ou em razão do valor.

Na petição, o excipiente (aquele que alega a incompetência) deverá indicar qual o juízo competente. Ao receber a petição, o juiz abre prazo de 10 dias para o excepto (parte contrária) para manifestação, devendo decidir também em igual período, nos termos do art. 307 e 308. do CPC.

Há também a possibilidade de produção de provas, situação em que o juiz designará audiência de instrução e julgamento, decidindo em 10 dias (art. 309, do CPC).

Por sim, reconhecendo a procedência da exceção, os autos do processo serão remetidos ao juízo competente.

 

Acesso meu blog: oprocessocivil.blogspot.com.br

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais