Buscar

Fisiologia do Exercício

Durante um evento esportivo de altíssima intensidade e curtíssima duração, como durante uma prova de 100 metros, qual metabolismo predomina durante a prova. Explique detalhadamente como se da a ressintese de ATP por meio desse metabolismo.

Se alguem puder ajudar nessa pergunta

💡 2 Respostas

User badge image

Andresiane Sousa da SILVA

Durante a contração muscular esquelética a enzima ATPase presente na cabeça da miosina cliva o ATP em ADP+Pi. Durante esta clivagem, a cabeça da miosina será energizada favorecendo a ligação da actina com a miosina (contração musular) (ZATSIORSKY,1999).

Em exercício de alta intensidade há a necessidade de rápida ressíntese de ATP para ser clivado e gerar energia para as contrações musculares. Para tanto, a fosfocreatina atua de forma predominante na "doação" de energia (Pi) para a ressíntese de ATP.

A fosfocreatina é clivada (através da enzima creatina quinase CK-MM) favorecendo a seguinte reação: ADP + Pi = ATP. Este ATP será clivado novamente gerando energia para a contração muscular.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Durante esse tipo de atividade física, o metabolismo predominante é o anaeróbio.


O metabolismo anaeróbico contribui para a produção de ATP em atividades de curta duração ( aproximadamente até 90 segundos ), a não utilização de oxigênio garante que seja rápida a síntese de ATP para a atividade. A produção de ATP é feita a partir da glicose ou glicogênio muscular, sendo 1 mol de glicose produz 2 moles de ATP.


Há dois mecanismos de produção de energia no metabolismo anaeróbico: O mecanismo da fosfocreatina ( alático ) e o da glicogenólise ( lático ).

Mecanismo da fosfocreatina ( alático ) - O sistema da creatina (ATP-CP) fosfato é utilizado pelo corpo para atividades intensas e de curta duração, como tiros de corrida, musculação e arremesso de peso, já que fornece cerca de 10 segundos de duração da energia.


Durante os primeiros 2-3 segundos é utilizado a adenosina trifosfato armazenada no músculo, após isso é utilizado a creatina fosfato para reesíntese de ATP, o que ocorre até a creatina fosfato acabar. Ainda sendo necessária a produção de energia, o metabolismo anaeróbico lático ou anaeróbico passa a gerar ATP para o exercício.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

FISIOLOGIA DO EXERCICIO

Fisiologia do Exercício

FMU

User badge image

Tânia Mariano

Question Icon

FISIOLOGIA DO EXERCICIO

Fisiologia do Exercício

FMU

User badge image

Tânia Mariano

Question Icon

fisiologia do exercício

Fisiologia do Exercício

UFSM

User badge image

Acadêmico Anônimo

Materiais relacionados

Outros materiais