Buscar

herança monogenica e poligenica

💡 5 Respostas

User badge image

Akemi Suzuki

Na herança monogênica apenas um par de alelos de um gene está envolvido, ou seja 1 caráter é determinados por um alelo específico, localizado num único loco em um (alelo dominante) ou ambos os membros (alelo recessivo) de um par de cromossomos homólogos.

O modelo clássico de investigação genética, principalmente da espécie humana, baseia-se  em  estudos  familiares  e  na  transmissão  de  um  fenótipo,  que  é  tradicionalmente  utilizado  como  exemplo  em  sala  de  aula  e  nos  livros  didáticos.  Porém, de  fato,  apenas   poucas características   apresentam   reconhecidamente herança monogênica, que conceitualmente representa a transmissão de uma  característica,  de  uma  geração  a  outra,  cuja  expressão  do  fenótipo  depende  de  somente um gene.

Rotineiramente,  para  o  ensino  dos  padrões  de  herança  em  humanos  utiliza-se  a observação  da  transmissão  de  características  fenotípicas de fácil visualização, como cor dos olhos, lóbulos da orelha, cor de cabelos, entre outros. Porém, comumente o fenótipo dessas características é simplificado para duas classes distintas derivadas do produto da expressão de um único gene e dois alelos com relação de dominância  completa  entre  eles,  isso  é, um de expressão dominante e o outro, de expressão  recessiva.  Grande parte dos livros  didáticos  apresenta  a  variação  e  a  expressão fenotípica  desse  modo  simplificado,  apontando  uma  relação  genótipo-fenótipo  direta e associada a um padrão de herança mendeliana,  como  apresentado  no  artigo  Mitos  da  Genética  Humana.

http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17486/material/ARTIGO%20HERAN%C3%87A%20MONOGENICA.pdf

 

1
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

A herança biológica é o processo pelo qual a progénie de uma célula ou organismo adquire ou está predisposto para adquirir as características físicas, (fisiológicos, morfológicos, bioquímicos ou comportamentais) dos seus progenitores. Já a herança genética é o processo pelo qual as características individuais são transmitidos à descendência, tanto as características fisiológicas, bioquímicas morfológicas ou de organismos vivos sob diferentes meios ambientais.

A herança monogênica, é quando a caracteristica a ser transmitida precisa apenas de um gene para que a proxima geração a herde. Já a herança poligênica, é quando há a necessidade de varios genes interagirem entre si para que uma determinada caracteristica ser transmitida para a proxima geração.

1
Dislike0
User badge image

Akemi Suzuki

Herança poligênica

Um poligene é definido como um gene que, individualmente, exerce ligeiro efeito sofre um fenótipo, mas em conjugação com alguns ou muitos outros genes, controla um traço quantitativo, tal como o peso de um animal.  Na herança mendeliana (monogênica) as gerações F2 e seguintes sempre se dividirão em classes descontinuas, devido às interações existentes entre os alelos, ao passo que na poligenia as interações passam a se comportar como ações, devido à contribuição de vários genes para o fenótipo, mostrando continuidade nos fenótipos dos indivíduos.

A herança  poligênica  é  um conceito estatístico, nela só são consideradas médias e variações das populações e não valores determinados pelos indivíduos. A maioria  das  características  das  plantas  e  animais  domésticos  que  têm  importância  prática dependem da herança poligênica.

Os fatores  ambientais  também  influenciam  os  produtos  finais,  tais  como  a  altura,  peso  e  intensidade  de  cor  de tegumentos. Portanto, esse tipo de característica possui dois componentes, que são o ambiental e o genético.

http://w3.ufsm.br/geneticavegetal/images/anexos/textosgenetica/Texto%208%20-%20Heran%C3%A7a%20polig%C3%AAnica.pdf

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais