Buscar

estatistica

1 - Os dados seguintes representam o número de refeições servidas pelo restaurante por quilo PINDA IBA, durante 10 dias:

25; 22; 26; 32; 36; 37; 39; 38; 4Y; 4X.

a) Encontre a média aritmética, a mediana e a moda para este conjunto de dados.

b) Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens dessas métricas? Apresente essas vantagens e desvantagens para cada uma dessas medidas de posição!

c) Quando uma medida é preferível a outra, ou seja, qual medida de tendência central irá representar melhor o seu conjunto de dados?

Observação:

Substitua x pelo último dígito de sua matrícula e Y pelo penúltimo dígito de sua matrícula.

Por exemplo, para o final de matrícula 57, teríamos 4Y = 45 e 4X = 47.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

a) Média é a soma dos valores dos dados de um conjunto dividido pelo número de dados (elementos) constante nesse conjunto. A fórmula é: {n + n + n + n + n} / 5

Mediana (Md) é o valor que medeia os valores presentes num conjunto ordenado numericamente. Primeiro é preciso colocar os valores em ordem crescente ou decrescente para, de seguida, encontrar o centro do conjunto.

Moda (Mo) é o valor mais frequente num conjunto de dados.

Não há fórmula para calcular a moda. Para tanto, basta observar a frequência com que os valores aparecem.

b) A média é a mais comum das médias, mais compreensível e a mais reconhecida como média propriamente dita, pois se presta a tratamento algébrico por ter seus termos matematicamente bem definidos; Seu cálculo é simples, para realiza-los são necessários somente valores totais e número de classes ou valores. Porém, seu valor pode ficar alienado devido à influência de valores extremos por não representar bem o conjunto de valores de uma Série Simples ou da Distribuição de Freqüência.

A mediana é facilmente calculada; Quando as distribuições são muito assimétricas, é o valor de tendência central mais representativo; A Mediana pode ser determinada, mesmo quando faltam valores iniciais ou finais de uma distribuição ou de uma série simples. Em contrapartida, a Mediana é menos familiar do que a média aritmética; O seu cálculo exige o Ordenamento dos Valores; Não pode ser tratada algebricamente, pois das Medianas de subgrupos não se pode determinar a Mediana Geral, fato que não acontece com a média aritmética.

c) A medida é preferível dependendo do que está se propondo. Para esse conjunto de dados, aparentemente, a medida de tendência central que melhor representará, possivelmente será a média aritmética.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais