Direito Positivo e Natural
Alisson Rubens
Diante do atual estágio de nossa sociedade, que a cada dia se torna mais moderna e plural, é impossivel a ultilização de um ou outro direto de forma excludente no ordenamento jurídico. O direito natural, devido seu carater abstrato e principiologico deverá atuar junto ao direito positivo de forma a preencher as "lacunas da lei".
Jus Direito
"Algumas conclusões de Henrique Vaz (2002:205 ss), que nos apontam para um paradoxo.
Assim, diz ele:
"se examinar-mos a situação atual, haveremos de convir que ela nos apresenta um profundo paradoxo. De um lado, vemos que o tema da definição e da garantia dos chamados "direitos humanos" tornou-se um tema de alta relevância política nas Declarações solenes, no direito constitucional e no diálogo entre as nações.
De outro, a crise das concepções do homem na trilha do espaço de questionamento aberto pelo advento das ciências humanas e pelo predomínio da ideologia individualista torna dificil para nossa sociedade, altamente politizada no sentido organizacional e técnico (sem falar no ideológico), o reconhecer-se num motivo antropológico fundamental ou o referir-se a uma imagem coerente do homem.
Ora, essa fragmentação da imagem do homem na pluralidade dos universos culturais nos quais ele se socializa e se politiza efetivamente o universo da família, do trabalho, do bemestar, da realização profissional, da política, da fruição cultural e do lazer torna problemática e dificil a adequação das convicções do indivíduo e de sua liberdade a idéias e valores universalmente reconhecidos e legitimados num sistema de normas e fins aceito pela sociedade.
Reside aí a raiz provável do paradoxo de uma sociedade obsessivamente preocupada em definir e proclamar uma lista crescente de direitos humanos e impotente para fazer descer do plano de um formalismo abstrato e inoperante esses direitos e levá-los a uma efetivação concreta nas instituições e práticas sociais.
Na verdade, entre a universalidade do Direito e as liberdades singulares, a relação permanece abstrata e, no espaço dessa abstração, desencadeiam-se formas muito reais de violência que acabam por consumar a cisão entre Ética e Direito no mundo contemporâneo: aquela degradada em moral do interesse e do prazer, esse exilado na abstração da lei ou confiscado pela violência ideológica.""
Tercio Sampaio Ferraz Junior
Introdução ao Estudo do Direito: Técnica, Decisão, Dominação
RD Resoluções
Temos como possíveis causas do enfraquecimento da dicotomia o movimento constitucionalista que se consubstanciou na intenção de garantir direitos sociais e respeito às liberdades individuais, esses tidos como direitos naturais, foi uma forma de positivar nos ordenamentos jurídicos estatais os direitos naturais tornando-os instituídos nos textos constitucionais. Além disso, tivemos pós 2ª G.M. assegurados os direitos da dignidade humana contra quaisquer absurdos que embora formais não tivessem valores éticos, fazendo com que o direito positivo também perdeu sua força.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Compartilhar