Buscar

Aspectos da psiquê que são removidos da consciência pelo ego, por serem incompatíveis com a concepção que a pessoa tem de si mesmo:

💡 4 Respostas

User badge image

Carol Azevedo

A Sombra conceito de Carl Jung, aula 4 slide 10 - da matéria - Psicologia da Personalidade - SDE0916 - A psicologia análitica de Carl J. Jung

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Talvez a idéia mais duradoura e importante de Freud seja a de que a psique humana ( personalidade ) tem mais de um aspecto. A teoria da personalidade de Freud (1923) viu a psique estruturada em três partes (isto é, tripartida), o id, o ego e o superego, todos se desenvolvendo em diferentes estágios de nossas vidas.

Estes são sistemas, não partes do cérebro, ou de qualquer forma física. De acordo com o modelo da psique de Freud, o id é a parte primitiva e instintiva da mente que contém impulsos sexuais e agressivos e memórias ocultas, o superego opera como uma consciência moral, e o ego é a parte realista que medeia entre o desejos do id e do superego. Embora cada parte da personalidade tenha características únicas, elas interagem para formar um todo, e cada parte faz uma contribuição relativa para o comportamento de um indivíduo.

Como o id, o ego busca o prazer (isto é, a redução da tensão) e evita a dor, mas, ao contrário do id, o ego está preocupado em conceber uma estratégia realista para obter prazer. O ego não tem conceito de certo ou errado; algo é bom simplesmente se atinge seu fim de satisfação sem causar dano a si mesmo ou ao id. Frequentemente o ego é fraco em relação ao idiota teimoso, e o melhor que o ego pode fazer é permanecer, apontando o id na direção certa e reivindicando algum crédito no final como se a ação fosse sua.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais