Buscar

fisiopatologias das veias varicosas

💡 1 Resposta

User badge image

Kessio Santos


Veias varicosas ou varizes são caracterizadas por uma série de alterações das veias dos membros inferiores, tornando-as permanentemente dilatadas, com alteração da parede, de suas válvulas e por fim de sua função. 
Podemos dividir as varizes basicamente em dois grupos: as primárias e as secundárias. As varizes primárias (idiopáticas ou essenciais) não têm etiologia conhecida e o seu aparecimento está relacionado à predisposição hereditária e a fatores desencadeantes. As varizes secundárias são aquelas que têm uma causa conhecida, como uma fístula arteriovenosa ou uma trombose venosa profunda.

A primeira descrição desta doença foi feita por Hipócrates (460-377 a.C.). Ocorre com grande freqüência na população em geral, sendo 20% das mulheres e 10% dos homens e constitui alterações vasculares mais comuns.
Por afetar indivíduos jovens, por ser extremamente freqüente (um terço da população) e gerar complicações também muito freqüentes, trata-se de tema de grande importância para o clínico, especialmente porque o diagnóstico e o tratamento, especialmente em fases iniciais da doença, também são realizados com facilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais