Buscar

A variação no PIB potencial depende de quais variações?

💡 3 Respostas

User badge image

Dani Barbosa

O Produto Interno Bruto (PIB) potencial costuma ser entendido como a capacidade de oferta de uma economia. Ou como a capacidade produtiva instalada da economia. Também pode ser definido como a capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias - se a economia crescer além do PIB potencial, surgem pressões inflacionárias. Para mensurá-lo, há várias medidas indiretas, como capacidade instalada da indústria, infra-estrutura, geração de energia elétrica, etc., mas faltam medidas diretas, e os resultados dependem fortemente das metodologias escolhidas.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 Produto Interno Bruto (PIB) é uma forma de mensurar a produção dentro de um certo período de tempo.

O PIB é calculado a partir da contabilização dos bens e serviços. Assim, o desempenho de cada setor da economia irá afetar sua composição.

Desta maneira, o PIB é a soma de tudo que é produzido numa cidade, estado e país. Fatores determinantes na formação do PIB são:

o consumo da população;
os investimentos empresariais em maquinários e contratação de empregados (influenciados pelo valor dos salários e juros);
gastos governamentais em infra-estrutura.
Não estão incluídos neste cálculo os valores das matérias-primas, mão de obra, impostos, energia e todos os bens de consumo intermediário.

Apesar de cada país possuir seus institutos e metodologias de análise, o cálculo do PIB está padronizado pelo Manual de Contas Nacionais (System of National Accounts), de 1993.

Este documento foi elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Mundial, a Comissão das Comunidades Europeias, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

0
Dislike0
User badge image

Amorim Games

A variação no PIB potencial depende das variações

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais