Buscar

Explique o processo de fosforilação oxidativa

💡 3 Respostas

User badge image

Augusto Lopes

Nas primeiras etapas da respiração celular (glicólise e ciclo de Krebs), parte da energia produzida na degradação de compostos é armazenada em moléculas intermediárias, as coenzimas, como o NAD+ e o FAD+.

Essa energia de oxidação das coenzimas é utilizada para a síntese de ATP. Para isso ocorre a fosforilação do ADP, ou seja, ele recebe grupos fosfato. Por isso esse processo é chamado Fosforilação Oxidativa.

É muito importante, entretanto, que as coenzimas sejam reoxidadas, de forma a poderem participar novamente dos ciclos de degradação de nutrientes, doando mais energia para a síntese de ATP.

O processo de fosforilação oxidativa acontece apenas nos seres aeróbios, nos quais o oxigênio faz a reoxidação das coenzimas através de uma cadeia de transporte de elétrons ou cadeia respiratória, como também é chamada.

1
Dislike0
User badge image

Ângella Freire

obrigada
0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

A fosforilação oxidativa é o ultimo passo da cadeia transportadora de elétron, a CTE transfere para o espaço intermembranas da mitocôndria íons hidrogênio, provenientes dos carreadores de elétrons NAD+ e FAD+ que foram reduzidos durante o ciclo de krebs, esse processo faz com que ocorra uma cadeia de transporte de elétrons pela membrana da mitocôndria, resultando em um gradiente de concentração, onde um lada possui uma concentração altíssima de íon H+, e ao final para a ação da ATPase, que irá bombear esses íons para a matriz mitocondrial novamente, temos um íon de hidrogênio que deve se ligar ao oxigênio, formando água e ao final a ATPase ao bombear esses íons de um espaço para o outro libera energia o bastante para regenerar a ligação química entre um ADP +Pi em ATP, gerando assim a maior parte da energia da célula. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais