Buscar

Considerando a situação especifique e justifique a medida qu deve ser adotada pela Administração Pública diante da constatação do vício de legalidade?

Uma autarquia federal instaurou procedimento licitatório na modalidade concorrência, tendo por objeto a contratação de obra de engenharia de elevada complexidade para modernização de sua sede. Ao final do procedimento licitatório, a empresa Atomização sagrou-se vencedora. A licitação foi homologada pela autoridade competente, e o objeto contratual foi adjudicado à empresa vencedora. Porém, antes de celebrar o contrato, a Administração Pública constatou a ocorrência de vício de legalidade no procedimento, o qual, inclusive, comprometeu o caráter competitivo do certame. Sabe-se que a ilegalidade verificada não é imputável à Administração Pública, nem tampouco à empresa adjudicatária. Considerando essa situação, especifique e justifique a medida que deve ser adotada pela Administração Pública diante da constatação do vício de legalidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Como ocorreu vício de legalidade, a licitação deverá ser anulada e, como essa ilegalidade não foi causada pela empresa adjudicatária, ela terá direito a ser indenizada com os prejuízos que sofrer com a anulação da licitação.

Resposta dada pelo professor Gustavo Mello. Disponível em: http://gustavoknoplock.com.br/materias/lei-n%C2%BA-12-5272011/

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Diante da constatação do vício de legalidade em procedimento licitatório, a Lei 8.666/93 determina que seja anulada a licitação, sem necessidade de indenizar a empresa vencedora, nos termos do art. 49.

Art. 49.  A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

§ 1o  A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade não gera obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei.

§ 2o  A nulidade do procedimento licitatório induz à do contrato, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei.

§ 3o  No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.

§ 4o  O disposto neste artigo e seus parágrafos aplica-se aos atos do procedimento de dispensa e de inexigibilidade de licitação.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais