Buscar

Qual o propósito da operação SWAP

💡 1 Resposta

User badge image

Beatriz Marian

Os swaps são um importante instrumento financeiro para diminuir riscos. São bastante utilizados por empresas, bancos e instituições de investimento.

Vamos utilizar um exemplo fictício:

1) A empresa Embraer exporta seus produtos recebendo toda sua receita em dólares (US$), porém grande parte de seus custos de produção foram pagos em reais.

2) Uma outra empresa importadora, a “ImportUS”, recebe toda sua receita em reais (R$), porém usou dólares para comprar os produtos importados.

Se nada mais for feito, qualquer variação cambial neste meio tempo afetará diretamente o resultado dessas duas empresas, para bem ou para mal.

Como ambas as empresas já têm preocupações o suficiente em seus negócios e não querem ficar expostas ao risco de câmbio, elas decidem realizar uma operação swap.

Ambas acordam que trocarão o risco das moedas, de modo que quando ocorrer uma variação no câmbio nenhuma delas estará exposta e não sofrerá grandes variações em seu lucro, sejam elas boas ou ruins.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais