Buscar

Como montar diagramas normal e cortante em viga inclinada

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Fernandes

Os valores que você achar nas normais e cortantes tem que estar perpendiculares a viga. Uma força atuando no eixo x ou y gera uma cortante e cisalhante na viga inclinada. Por isso você deve decompor estas forças para saber qual o valor de cortante e normal a força esta fazenda na viga.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Por definição, temos:

Esforço Cortante (Q): É a resultante de forças de uma porção isolada sobre a outra porção na direção transversal ao eixo da barra na seção transversal de corte.

Momento Fletor (M): É a resultante momento de todas as forças e momentos de uma porção isolada sobre a outra porção na direção transversal ao eixo da barra na seção transversal de corte.

O diagrama de esforços cortantes é um gráfico que descreve a variação dos esforços cortantes ao longo das seções transversais da estrutura. A convenção adotada para o desenho do diagrama é tal que valores positivos de esforços cortantes são desenhados do lado das fibras superiores da barra e negativos do outro lado. Veja:

O diagrama de momentos fletores é um gráfico que descreve a variação dos momentos fletores ao longo das seções transversais da estrutura. A convenção adotada para o desenho do diagrama é tal que valores positivos de momentos fletores são desenhados do lado das fibras inferiores da barra e negativos do outro lado. Veja:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais