Buscar

qual a função das proteinas importinas e exportinas?

..

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Menegazzi

importina é um tipo de proteina que movimenta outras moléculas de proteínas para dentro do núcleo celular, por ligação a uma sequência de reconhecimento específica denominada sinal de localização nuclear. As importinas são classificadas como carioferinas.

As importinas possuem duas subunidades, importina alfa e importina beta. Destas, a importina alfa liga-se ao sinal de localização nuclear da proteína a ser importada, enquanto que a importina beta ajuda na ancoragem de importina-proteína ao complexo de poro nuclear. O trimero [sinal - importina alfa - impotina beta] dissocia-se após ligação de Ran GTP dentro do núcleo.

As exportinas estão envolvidas na exportação de muitas macromoléculas (várias proteínas, moléculas de tRNA, subunidades ribossomais e certas moléculas de mRNA) presentes no núcleo. 

8
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O tráfico bidirecional entre o núcleo e o plasma é mediado por um grupo de proteínas contendo sinais de localização nuclear (NLSs), conhecidas como importinas, e proteínas alvo contendo sinais de exportação celular (NESs), conhecidas como exportinas (também conhecidas como carioferinas, PTACs, transportinas, e proteínas de ligação Ran). As exportinas transportam macromoléculas (ex. RNA) do núcleo para o citoplasma, enquanto as importinas transportam cargas (ex. subunidades proteicas de ribossomos) do citoplasma para o núcleo.

7
Dislike0
User badge image

Marcella Vellutini

A CARIOTECA possui poros chamados de nucleoporinas que proporciona interação entre o conteúdo genético do núcleo e o citoplasma. As nucleoporinas regulam a entrada e saída de RNA, proteínas e outras macromoléculas, Moléculas menores atravessam por meio de transporte passivo, porem moléculas maiores precisam do auxilio das exportinas e importinas as quais permitem que as moléculas passam pela membrana de forma eficaz.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais