Buscar

Questão de prova Etica politica e sociedade

1)

A Filosofia Medieval caracterizou-se pelo embate entre fé e razão, mas foi capaz de promover o sincretismo entre as crenças religiosas e o conhecimento clássico (ARANHA; MARTINS, 1986). Em linhas gerais podemos dividir esse período em duas escolas de pensamento, sendo eles:


Alternativas:

  • a)

    Helenística e Patrística.

     
  • b)

    Escolástica e Helenística.

  • c)

    Patrística e Escolástica. (ESTa é a correta!)

     
  • d)

    Epistemológica e Escolástica.

  • e)

    Helenística e Epistemológica.

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Cerulli

Separação entre Espírito e corpo e a hierarquia entre os seres existentes.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A resposta correta é a alternativa c). Ao longo dos oito primeiros séculos da Idade Média, prevaleceu o pensamento da escola Patrística. Ela girava em torno das tentativas de união do pensamento grego à doutrina cristã, buscando conciliar a fé e a razão em busca da compreensão e revelação divina. Teve importante papel na expansão e consolidação do cristianismo na Europa. Seu maior expoente foi Santo Agostinho, que buscou conciliar o pensamento idealístico de Platão aos ideias cristãos. Já o pensamento Escolástico, que se seguiu ao longos dos sete séculos seguintes da Idade Média, focou no uso da razão para justificar e aprofundar a fé. Buscava-se chegar a Deus através da lógica e do empirismo. Seu maior expoente foi São Tomás de Aquino, que seguia o realismo Aristotélico e buscava emprega-lo racionalmente para validar as concepções cristãs.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais