Buscar

A Hipóxia pode causar lesão celular pela redução da respiração aeróbica oxidativa. Um exemplo de causa direta de Hipóxia ?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Irikura

Isquemia, falta de O2 no ar são dois exemplos. A isquemia pode ser por vasoconstrição ou por tromba, por exemplo.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A hipóxia, na medicina, é a condição do corpo em que os tecidos estão famintosoxigênio . Em sua forma extrema, onde o oxigênio é totalmente ausente, a condição é chamadaanoxia.


Existem quatro tipos de hipóxia: (1) o tipo hipoxêmico , em que a pressão de oxigênio no sangue que vai para os tecidos é muito baixa para saturar ohemoglobina ; (2) otipo anêmico, em que a quantidade de hemoglobina funcional é muito pequena e, portanto, a capacidade do sangue de transportar oxigênio é muito baixa; (3) otipo estagnado, em que o sangue é ou pode ser normal, mas o fluxo de sangue para os tecidos é reduzido ou distribuído de forma desigual; e (4) otipo histotóxico, em que as células do tecido são envenenadas e, portanto, incapazes de fazer uso adequado do oxigênio. Doenças do sangue, do coração e da circulação e dos pulmões podem produzir alguma forma de hipóxia.


O tipo hipoxêmico de hipóxia é devido a um dos dois mecanismos: (1) uma diminuição na quantidade de oxigênio respirável - frequentemente encontrada em pilotos, alpinistas e pessoas que vivem em grandes altitudes - devido à pressão barométrica reduzida ( ver doença da altitude ) ou (2) insuficiência cardiopulmonar em que os pulmões são incapazes de transferir eficientemente o oxigênio dos alvéolos para o sangue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais