Buscar

PROJESTERONA E UM HORMONIO?

💡 2 Respostas

User badge image

Camila Silva de Ornellas

Progesterona sim

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A progesterona pertence a um grupo de hormônios esteróides chamados progestágenos. É secretado principalmente pelo corpo lúteo no ovário durante a segunda metade do ciclo menstrual . Desempenha papéis importantes no ciclo menstrual e na manutenção dos estágios iniciais da gravidez. Durante o ciclo menstrual, quando um óvulo é liberado do ovário na ovulação, os remanescentes do folículo ovariano que envolvem o óvulo em desenvolvimento formam uma estrutura chamada corpo lúteo. Isso libera progesterona e, em menor grau, estradiol . A progesterona prepara o corpo para a gravidez no caso de o óvulo liberado ser fertilizado.


Se o ovo não é fertilizado, o corpo lúteo se rompe, a produção de progesterona cai e um novo ciclo menstrual começa. Se o óvulo é fertilizado, a progesterona estimula o crescimento de vasos sanguíneos que suprem o revestimento do útero (endométrio) e estimula as glândulas do endométrio a secretar nutrientes que nutrem o embrião inicial . A progesterona, em seguida, prepara o revestimento do tecido do útero para permitir que o óvulo fertilizado se implante e ajuda a manter o endométrio durante a gravidez. Durante os primeiros estágios da gravidez, a progesterona ainda é produzida pelo corpo lúteo e é essencial para apoiar a gravidez e estabelecer a placenta.


 Uma vez estabelecida a placenta, ela toma a produção de progesterona por volta da semana 8-12 da gravidez. Durante a gravidez, a progesterona desempenha um papel importante no desenvolvimento do feto; estimula o crescimento do tecido mamário materno; previne a lactação ; e fortalece os músculos da parede pélvica em preparação para o trabalho de parto . O nível de progesterona no corpo sobe constantemente durante a gravidez até o parto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais