Buscar

o que é imperativo categórico

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriella Moita

O imperativo categórico é a síntese dos pensamentos Kantianos em relação às questões referentes à moralidade. É a ideia do agir de forma moralmente correta, possibilitando a criação de uma lei universal com base em tal ação.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Para Kant, o imperativo categórico é o dever que todas as pessoas têm de agir conforme os princípios que considera que seriam benéficos caso fossem praticados pelo conjunto dos seres humanos. 

Em suas obras, Kant afirma que é necessário tomar decisões como um ato moral.

Um imperativo categórico ordena que a vontade cumpra um dever exclusivamente motivada pelo que é correto fazer, e não pelo seu interesse individual. Deve a individualidade respeitar o valor absoluto de cada ser, sem o reduzir pra benefício próprio.

Kant enuncia o imperativo categórico com 3 fórmulas:

  • Lei Universal:  "Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal." Variante: "Age como se a máxima da tua ação fosse para ser transformada, através da tua vontade, em uma lei universal da natureza."
  • Fim em si mesmo:  "Age de tal forma que uses a humanidade, tanto na tua pessoa, como na pessoa de qualquer outro, sempre e ao mesmo tempo como fim e nunca simplesmente como meio."
  • Legislador Universal: "Age de tal maneira que tua vontade possa encarar a si mesma, ao mesmo tempo, como um legislador universal através de suas máximas." Variante: "Age como se fosses, através de suas máximas, sempre um membro legislador no reino universal dos fins."

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais