Buscar

Como são feitos os impostos?

💡 2 Respostas

User badge image

hiago moreira

Os impostos são apresentados na Constituição Federal, a partir dos artigos 153 à 156 e incisos, em que se encontram em um rol taxativo, no qual divide os impostos pela União, Estados e Distrito Federal e por último os Municípios.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Os tributos são criados para atender algumas funções:

  • O principal é o caráter fiscal dos tributos, que é arrecadatório. É quando o Estado-Fisco não tem outro pensamento senão arrecadar para cumprir as funções pelas quais se responsabiliza;
  • O tributo pode ser extrafiscal quando seu objetivo principal é a interferência no domínio econômico, para buscar um efeito diverso da simples arrecadação de recursos financeiros. O uso extrafiscal dos tributos objetiva disciplinar, favorecer ou desestimular contribuintes a realizar ações, vez que o poder público as considera inconvenientes ou nocivas ao interesse público; e
  • Também pode ser parafiscal quando a meta do poder público é a arrecadação de meios para o custeio de atividades que, em princípio, não compõem funções próprias do Estado, mas estes criam através de entidades específicas (INSS, OAB, CREA, etc.).

Para que tais funções sejam cumpridas, a Constituição atribui aos entes federativos o exercício da chamada competência tributária. Tais entes, no exercício da competência tributária, criam os tributos, entre eles, os impostos.

Para que haja o efeito requerido, além de criar, o ente deverá arrecadar, fiscalizar e executar os tributos, no exercicio da chamada capacidade tributária ativa.

Segundo Irapuã Beltrão, portanto, " competência é o poder de legislar, de criar o tributo. A capacidade tributária é o poder de cobrar, fiscalizar e arrecadar o tributo. A competência tributária é indelegável. O que é delegável são as funções de arrecadar, fiscalizar e executar. Então, a capacidade tributária ativa pode ser delegada, e somente às pessoas jurídicas de direito público."

"A competência tributária existe antes mesmo do nascimento do tributo, sendo uma definição constitucional que especifica quem terá o poder de tributar quais fatos econômicos. Ou seja, qual ente político tem aptidão para legislar, em matéria tributária.

Já a capacidade tributária ativa, por sua vez surge como um fruto daquele e, com isso, após exercida a competência tributária, depois de elaborada a lei do tributo. Deve ser percebida como a aptidão de ser um sujeito ativo da relação jurídico-tributária."

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais