Buscar

Qual seria a diferença entre taxas de juros e efetiva?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcelle Moreno

Função Efetiva: realiza o cálculo da taxa efetiva de juros anual quando se sabe a taxa anual nominal e o número de períodos compostos por ano. geralmente é usada quando o período de formação e incorporação dos juros coincide com o período que a taxa está se referindo. Essa taxa é resultante da aplicação periódica do juro previsto na taxa nominal. Por exemplo, a uma taxa nominal de 12% ao ano, a taxa efetiva será de 1% ao mês. Como a aplicação desse percentual é feita mês a mês, juro sobre juro, a taxa total, no final de um ano, não será mais os 12% contratados, e sim 12,68%.

Função Nominal: é a taxa de juro acordada em contrato que se acrescentará às prestações de um empréstimo. Esta taxa geralmente é expressa em períodos de incorporação dos juros que não coincide com aquele que a taxa está se referindo.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A taxa de juros efetiva  é a taxa de juros de um empréstimo ou produto financeiro atualizada da taxa de juros nominal como uma taxa de juros com juros compostos anuais a pagar em atraso . É usado para comparar os juros anuais entre empréstimos com diferentes períodos compostos, como semana, mês, ano, etc. A taxa de juros efetiva difere em um aspecto importante da taxa anual : o método APR converte essa taxa semanal ou mensal taxa para o que seria chamado de taxa anual que não leva em conta o efeito da composição.

A taxa de juros é mais precisa em termos financeiros, levando em consideração os efeitos da composição, ou seja, o fato de que, para cada período, os juros não são calculados sobre o principal, mas sobre o valor do período anterior, incluindo capital e juros. Esse raciocínio é facilmente compreensível quando se olha para a poupança: os juros são capitalizados a cada mês e, a cada mês, o poupador ganha juros sobre os juros do período anterior. Como efeito da capitalização, os juros auferidos ao longo de um ano representam 26,82% do montante inicial, em vez de 24%, a taxa de juros mensal de 2% simplesmente multiplicada por 12. Se considerarmos empréstimos em vez de poupança, a taxa de juros combinada reflete ao custo de oportunidade para o mutuário não é capaz de investir os juros que ele paga ao credor em um ativo que gera a mesma porcentagem de retorno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais