Buscar

O que é débito cardíaco?

💡 3 Respostas

User badge image

Juliano Roberto Oliveira Lima

É quando voce tem alguma dívida com o seu coração.
1
Dislike1
User badge image

Thalles Levi da Silva Ribeiro

Volume de sangue ejetado pelo coração na sistole.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O débito cardíaco é algo mensurável e para isso são utilizados métodos de diluição. Nesse método é injetada uma quantidade de substância marcadora (corantes) em uma veia próxima ao coração, posteriormente essa substância circula através do sangue pelo ventrículo direito, pelos pulmões e pelo ventrículo esquerdo do coração, aparecendo uma substância marcadora no sistema arterial.


O débito cardíaco depende de dois fatores ou variáveis: a frequência cardíaca e o volume de ejeção (em fisiologia é utilizada a fórmula débito cardíaco = FC x VE). A FC média de um ser humano é de 70 batimentos por minuto e o volume de ejeção médio é de 70 mililitros.


Em outras palavras, cada contração do coração produz 70 mililitros de sangue que equivale a 70x70, em média é igual a 4900 litros por minuto de débito cardíaco. Isso quer dizer que o aumento de uma das variáveis (a FC ou o VE) aumenta o próprio débito cardíaco e a diminuição de uma das variáveis diminui o débito cardíaco. Isto é importante, pois o coração deve manter seu débito cardíaco em valores estáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais