O que é débito cardíaco?
3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
O débito cardíaco é algo mensurável e para isso são utilizados métodos de diluição. Nesse método é injetada uma quantidade de substância marcadora (corantes) em uma veia próxima ao coração, posteriormente essa substância circula através do sangue pelo ventrículo direito, pelos pulmões e pelo ventrículo esquerdo do coração, aparecendo uma substância marcadora no sistema arterial.
O débito cardíaco depende de dois fatores ou variáveis: a frequência cardíaca e o volume de ejeção (em fisiologia é utilizada a fórmula débito cardíaco = FC x VE). A FC média de um ser humano é de 70 batimentos por minuto e o volume de ejeção médio é de 70 mililitros.
Em outras palavras, cada contração do coração produz 70 mililitros de sangue que equivale a 70x70, em média é igual a 4900 litros por minuto de débito cardíaco. Isso quer dizer que o aumento de uma das variáveis (a FC ou o VE) aumenta o próprio débito cardíaco e a diminuição de uma das variáveis diminui o débito cardíaco. Isto é importante, pois o coração deve manter seu débito cardíaco em valores estáveis.
Juliano Roberto Oliveira Lima
Há mais de um mês
Thalles Levi da Silva Ribeiro
Há mais de um mês
Volume de sangue ejetado pelo coração na sistole.