Buscar

Av2 - 100% Online - Formação Pedagógica - Educação e Diversidade

1)

A diversidade cultural e a desigualdade social, por mais que sejam conceitos distintos, nutrem entre si uma ampla relação. Sendo assim, de que forma ambas as perspectivas devem ser entendidas?


Alternativas:

  • a)

    De uma forma natural, haja vista que é típico do sistema capitalista produzir desigualdades das mais profundas, sempre vinculadas a falta de oportunidade de rever as questões instituídas socialmente.

  • b)

    Devem ser entendidas tanto como uma construção humana quanto uma ordem elementar dentro do sistema capitalista, já que é natural em uma realidade que se baseia neste sistema a diversidade e, consequentemente, a desigualdade.

  • c)

    Como construções históricas produzidas pelos homens em seu convívio em sociedade. Sendo assim, são completamente passíveis de serem ressignificadas.

  • d)

    Podem ser entendidas como pressupostos similares e incapazes de serem alterados já que, como construção histórica, encontra-se instituído e ratificado no imaginário de muitas pessoas.

  • e)

    Ambas as perspectivas são opostas e não podem ser compreendidas como construções históricas

     

2)

"No entanto, devemos ter em mente que é por meio da educação que podem ser efetivados os direitos humanos e capacitar o sujeito para a cidadania plena. A escola tem uma função social e deve, por isso, abarcar a diversidade e tomar para si que todos os sujeitos têm direitos iguais. É a partir da conscientização dos professores, dos auxiliares, das famílias e da comunidade quanto à visão discriminatória e, a partir disso, passar para o entendimento e aceitação da diversidade como parte da escola, que poderemos pensar em inclusão dentro da realidade escolar. " (PREVITALLI, I. M.; VIEIRA, H.E.S. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017).

Analise as afirmativas a seguir:

I – A função social da escola se dá a partir da conscientização dos professores, dos auxiliares, dos familiares e da comunidade quanto ao respeito à diversidade e que a inclusão pode ser pensada na escola.

II - A cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida.

III - A função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho.

IV - A escola não fica isolada da sociedade e, por isso, ela reproduz a sociedade em que ela está inserida. Os preconceitos e as discriminações sejam elas de gênero, raciais, religiosas, entre outras, estão também presentes na escola, mesmo que constituam violação dos direitos humanos.

É correto o que se afirma em: 


Alternativas:

  • a)

    Apenas I e II

  • b)

    Apenas II, III e IV

  • c)

    Apenas I, II e III

  • d)

    Apenas III e IV

     

3)

"A Constituição de 1988 diz que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". Após a Constituição, em 1989, foi aprovada a Lei Federal nº 7.716 que define as penas para o crime de racismo: expressa no parágrafo 1º que "serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor", estabelecendo a pena de reclusão sendo a pena mínima de um ano e a pena máxima de cinco anos" (PREVITALLI, I. M.; VIEIRA, H.E.S. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p.103).

O estudo da África, dos africanos e de seus descendentes no Brasil:


Alternativas:

  • a)

    Impede a plena compreensão do tráfico negreiro e da escravidão no Brasil.

  • b)

    Auxilia na construção de outra memória histórica, destacando a importância dos africanos e afrodescendentes na história do Brasil.

  • c)

    Valoriza a abordagem tradicional da História, centrada no estudo das sociedades europeias.

  • d)

    Dificulta a compreensão da diversidade de povos que formaram o Brasil e os brasileiros.

  • e)

    Compromete as políticas sociais de incentivo a igualdade e a diversidade de nosso país por trazer benefícios apenas para uma parcela da população.

     

4)

"Falar de gênero envolve falar de nossas relações sociais, e da forma como a sociedade constrói essas relações e quais lugares são estabelecidos para cada um dentro desse coletivo onde vivemos. Falar de gênero é fazer um verdadeiro enfrentamento de posições, de relações hierarquizadas de controle e, sobretudo, combater discursos machistas, misóginos e excludentes" (PREVITALLI, I. M.; VIEIRA, H.E.S. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p.141).

A expressão gênero, no excerto acima, refere-se:


Alternativas:

  • a)

    especificamente às características físicas e biológicas entre o corpo da mulher e do homem, depois que eles atingem a maturidade sexual

  • b)

    às diferenças entre o masculino e o feminino que foram construídas no decorrer da história da humanidade por meio dos costumes, ideias, atitudes, crenças e regras criadas pela sociedade.

  • c)

    às diferenças entre o masculino e o feminino que foram construídas a partir do século XXI.

  • d)

    exclusivamente às características físicas e biológicas entre o corpo do homem e da mulher, do menino e da menina.

  • e)

    às diferenças entre o masculino e o feminino que foram construídas exclusivamente depois dos movimentos feministas.

     

5)

Na sociedade é nítido encontrar preconceitos dos mais variados, fruto direto:


Alternativas:

  • a)

    de acordos governamentais.

  • b)

    das representações sociais.

  • c)

    das oscilações econômicas.

  • d)

    das matrizes pedagógicas contemporâneas. 

  • e)

    da criação obtida em casa.

💡 1 Resposta

User badge image

Thed Ad

Respostas:

1) C

2) A

3) B

4) B

5) B

1
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais