Buscar

Lei da velocidade - Química

Uma reação segue a seguinte lei de velocidade: velocidade = k[A][B]2. (a) Se houver alteração de [A] haverá alteração da velocidade? Haverá alteração da constante de velocidade? Explique. (b) Qual a ordem da reação em relação a A? (c) Qual a ordem global da reação?Uma reação segue a seguinte lei de velocidade: velocidade = k[A][B]2. (a) Se houver alteração de [A] haverá alteração da velocidade? Haverá alteração da constante de velocidade? Explique. (b) Qual a ordem da reação em relação a A? (c) Qual a ordem global da reação?

💡 1 Resposta

User badge image

Anna Lis Albuquerque

a) Sim, A obedece à primeira ordem de reação de, portanto, a velocidade altera-se na mesma proporção em que o reagente A é alterado.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Cinética química, é o ramo da química física que está preocupado com a compreensão das taxas de reações químicas . Deve ser contrastado com a termodinâmica , que lida com a direção em que um processo ocorre, mas em si nada diz sobre sua taxa. A termodinâmica é a flecha do tempo, enquanto a cinética química é o relógio do tempo. A cinética química relaciona-se com muitos aspectos da cosmologia , geologia , biologia , engenharia e até psicologia e, portanto, tem implicações de longo alcance . Os princípios da cinética química aplicam-se a processos puramente físicos, bem como a reações químicas.

a) Sim, se os valores em A forem alterados, o valor da velocidade na reação também será alterado, da mesma forma que ocorreria alteração se B fosse alterado ou se a constante de velocidade fosse alterada. 

b) A ordem da reação em relação a A é ordem 1 pois A está elevado ao expoente 1 . 

c) A ordem global da reação é a soma dos expoentes. como nesse caso B tem expoente 2, a ordem da reação será:

\(\begin{align} & velocidade~=\text{ }k\left[ A \right]{{\left[ B \right]}^{2}} \\ & ordem=1+2 \\ & ordem=3 \\ \end{align} \)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais