Buscar

descreva as etapas da glicose, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa .

💡 3 Respostas

User badge image

Iago Ávila

Gilcose é tranformada em 2 Piruvato através da via glicolise, liberando 2 ATP e  NAD+ onde este NAD+ irá ser transformado em NADH2, Após o piruvato é transformado em Acetil-CoA, onde esse Acetil-CoA irá para o C.K havendo também liberação de ATP, e após passa a F.O produzindo vparias ATP para a Célula.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um fator fundamental para que consigamos manter nossas atividades biológicas funcionando é a disponibilidade de energia. Para tanto, existe uma série de vias metabólicas que realizam essa obtenção energética, onde a respiração celular é a principal.

Esse processo se inicia com a glicólise, passando pelo ciclo de Krebs e terminando na fosforilação oxidativa. A glicólise é formada por três etapas que são a conversão de glicose em frutose-1,6-bisfosfato, a conversão desta última em gliceraldeído-3-fosfato e, por fim, a transformação em 1,3-bisfosfoglicerato. Já o ciclo de Krebs é composto por duas etapas principais, que são a descarboxilação oxidativa do piruvato e o ciclo do ácido cítrico. Por fim, a fosforilação oxidativa ocorre com a adição de um grupo fosfato ao ADP produzido na etapa anterior.

Portanto, a glicólise ocorre com a conversão da glicólise em frutose-1,6-bisfosfato, depois em gliceraldeído-3-fosfato e, no final, em 1,3-bisfosfoglicerato. O ciclo de Krebs começa com a descarboxilação oxidativa do piruvato e termina com o ciclo do ácido cítrico. E, a fosforilação oxidativa tem a função de adicionar um grupo fosfato ao ADP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais