Buscar

Caracterize, resumidamente o inatismo e o empirismo. E me de outros filósofos que estiveram ligados a casa uma dessas concepções ?

Respostas

User badge image

Lucas Tenório

Empirismo: a razão nada mais é que o conjunto de experiências que construímos ao longo da vida. Todas as percepções que temos são oriundas de um conjunto de sensações que já vivenciamos. 

De tanto que as percepções se repetem elas vão se associando ou se distinguindo umas das outras e assim vamos formando ideias acerca daquilo. A razão, segundo Hume, é o hábito de associar ideias, seja por semelhança ou por diferenças. 

Ex de Empiristas: Francis Bacon, John Locke e David Hume

 

Inatismo: a razão já nasce em cada um de nós. Platão elaborou uma teoria acerca disso chamada de reminscencia que diz o seguinte:

Já nascemos com a razão, só precisamos lembrar do que sabemos. As impressões, sensações, experiências vão fazendo com que nos lembremos daquilo que sabemos. (pesquise sobre o diálogo de Mênon, onde ele defende essa tese citando um exemplo de um diálogo entre Sócrates e um escravo analfabeto que demonstra o teorema de pitágoras).

Ex de inatistas: Platão e René Descartes

1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando