Buscar

Como diferenciar a relação cambial da relação causal no título prescrito?

💡 1 Resposta

User badge image

Rita Muniz

Relação cambial: Relação jurídica extracambial pode ser definida como o negócio que deu origem à emissão de um título de crédito, uma compra e venda, por exemplo.
Relação jurídica cambial é aquela que assumida pelos diversos signatários de um título de crédito (emitente, endossante, avalista, etc.), que é autônoma da relação extracambial.
Por exemplo: você efetua uma compra (relação extracambial) e emite um cheque para seu pagamento (relação cambial); o comerciante, através de um contrato de fomento mercantil (relação extracambial), endossa o cheque para uma factoring (relação cambial).
Em virtude da relação cambial, a factoring pode cobrar o título tanto do comerciante, como do emitente e, este, não poderá se utilizar da relação extracambial como matéria de defesa.

Relação casual no título prescito: O cheque prescrito, por óbvio, não poderá mais ser executado. Não obstante, a Lei do Cheque ainda prevê, em seu art. 61, a possibilidade de propositura da chamada ação de enriquecimento ilícito contra o emitente ou demais coobrigados, no prazo de 2 anos, contados do dia em que se consumar a prescrição da ação executiva.

 

 

(espero que possa ter lhe ajudado)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais