Buscar

Queria saber os princípios aplicáveis a cada artigo da lei 13.303/16

💡 2 Respostas

User badge image

SidNaria Melo

Tal qual as demais modalidades licitatórias estabelecidas na Lei 8.666/1993 ou no RDC, o regime instituído pela Lei das Estatais deve ser regido por princí­pios e objetivos previstos, em especial, no artigo 31 da nova lei.

O aludido dispositivo faz menção aos princípios da impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, eficiência, probidade administrativa, eco­nomicidade, desenvolvimento nacional sustentável, vinculação ao instrumento convocatório, obtenção de competitividade e julgamento objetivo.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A Lei 13.303/16 – Estatuto das Estatais – possui 97 artigos, o que por si só dificulta a indicação dos princípios aplicáveis a cada um deles. Mas, ainda que fossem poucos artigos, uma análise desse tipo é de pouca utilidade pelo simples fato de que, em regra, os princípios não incidem sobre um dispositivo legal em abstrato, e sim sobre a aplicação desse artigo num caso concreto. Como as situações da vida são incontáveis, não há como pré-determinar quais princípios se aplicam ou não a cada artigo de lei.

Fato é que alguns princípios merecem destaque, como indica a própria lei 13.303/16:

Art. 31.  As licitações realizadas e os contratos celebrados por empresas públicas e sociedades de economia mista destinam-se a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto, e a evitar operações em que se caracterize sobrepreço ou superfaturamento, devendo observar os princípios da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, da obtenção de competitividade e do julgamento objetivo. 

Além desses, os demais princípios do Direito Administrativo também norteiam a aplicação do Estatuto. Vejamos os principais:

  1. Supremacia do Interesse Público
  2. Indisponibilidade do Interesse Público
  3. Autotutela
  4. Continuidade dos serviços públicos
  5. Legalidade
  6. Moralidade
  7. Impessoalidade
  8. Publicidade
  9. Eficiência
  10. Proporcionalidade

Alguns podem ser encontrados no art. 37, da Constituição Federal:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais