Buscar

Como fazer uma caderneta Trigonométrica?

💡 4 Respostas

User badge image

roberto carlos

17. MÉTODOS DE NIVELAMENTO: Ä Nivelamento Geométrico.

Nivelamento Trigonométrico.

17.1 Nivelamento Geométrico: o método geométrico é dito direto ou por alturas, pois medimos através de um nível de luneta e um mira falante, a altura dos pontos na superfície topográfica.

O nivelamento geométrico se divide em simples e composto. O simples é quando obtemos a altura de todos os pontos a partir de uma única estação. O nivelamento geométrico composto é quando para obter a altura de todos os pontos temos que ter mais de uma estação.

17.1.1 Nivelamento Geométrico Simples

Ä PLANO DE REFERÊNCIA: o plano de referência pode ser verdadeiro ou imaginário, como é mais comum sairmos de um local desconhecido. Citamos o imaginário.

DISTÂNCIA HORIZONTAL: é a distância que separa os pontos, mesmo que não entre no cálculo das coordenadas Z, é fundamental para fazermos o desenho e para cálculos de volume.

PLANO HORIZONTAL DE VISADA: plano definido pelo fio nivelador do aparelho, desde que nivelado.

Ä VISADA DE RÉ: é a primeira visada de uma estação. VISADA DE VANTE: são todas as demais visadas feitas desta estação. ALTURA DO INSTRUMENTO NO NIVELAMENTO GEOMÉTRICO: é a distância vertical que vai desde o plano de visada até o plano de referência.

AI = COTA1+ V. RÉ COTA = AI - V.VANTE

17.1.1.1 Cálculo da Altura do Instrumento e das Cotas

Exemplo: Para a organização dos dados usamos anotá-los numa caderneta de campo, assim:

17.1.2 Nivelamento Geométrico Composto É o nivelamento que temos a necessidade de trocar o aparelho de lugar, e para que possamos permanecer com o mesmo levantamento, ou seja, com o mesmo plano de referência, então temos que fazer a ligação entre os nivelamentos simples, e isso é possível com a estaca de amarração, assim:

ESTACA DE AMARRAÇÃO: a estaca de amarração é onde se faz duas leituras, uma de vante e a outra de ré da estação seguinte. Serve de elo de união entre os nivelamentos simples, formando o nivelamento composto.

Exemplo: Calcule as cotas dos pontos, da poligonal aberta, pelo método geométrico, cujos dados se encontram na caderneta de campo.

17.1.2.1 Prova de caderneta de campo

A prova do cálculo da caderneta de campo se aplica tanto para poligonais abertas ou fechadas, saberemos se o cálculo está certo se a diferença entre a somatório das visadas de ré e o somatório das visadas de vante onde tiver ré mais a última vante, for igual a diferença entre as cotas extremas. 17.1.2.2 Prova do nivelamento:

Já a prova do nivelamento só é possível se a poligonal for fechada, mesmo que tenhamos que fechá-la apenas para conferir os dados levantados. Normalmente a cada 2 Km de trecho nivelado se faz o contra nivelamento.

Ä Análise do erro cometido: Segundo a A.G.I ( Associação Geodésica Internacional), podemos classificar os nivelamentos conforme a seguinte ordem:

- Nivelamento de alta precisão Þ – 1,5 m por km

- Nivelamento de 1ª ordem Þ – 2,5 m por km

- Nivelamento de 2ª ordem Þ – 10 m por km

- Nivelamento de 3ª ordem Þ – 30 m por km

- Nivelamento de 4ª ordem Þ – 100 m por km Normalmente nas obras de engenharia em geral, usa-se a precisão ditada pela 2ª e 3ª ordem. Os nivelamentos de alta precisão e de 1ª ordem são usados para transporte de R.N ( Referência de Nível), e certos tipos de nivelamento em instalações industriais.

Tolerância:

ET = EP m n onde: n = nº de quilômetros de trecho levantado

ET = erro tolerável EP = erro permitido

Compensação do erro cometido desde que dentro da tolerância. A compensação do erro se faz normalmente nas visadas de ré, distribuindo o erro de modo a compensá-lo integralmente, para isso temos que ter o cuidado no seu sinal. A compensação terá que ser sempre de sinal contrário ao erro.

Exemplo: Calcule as cotas da poligonal fechada abaixo.

Est Pv Dh Ré Vant AI Cota Est

Pv Dh Ré Van AI Cota

Erro Cometido ( EC) = 19,980-20,0 = 0,020 m ou 20mm 2- Da poligonal acima verifique se houve erro. Caso positivo veja se o mesmo está dentro do limite de tolerância para a 3ª Ordem. Erro permitido de 30 m por quilômetro de trecho,

(

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Quando falamos de nivelamento trigonométrico, estamos falando em um mecanismo que é baseado na resolução de um triângulo retângulo; o mecanismo determina diferença de nível de forma não direta, isto é, por meio de resoluções de triângulos que estão presentes em planos verticais e que estão situados pelos pontos em que a diferença de nível é calculada. Esse mecanismo apresenta uma precisão relativamente menor quando o comparamos com o nivelamento geométrico, entretanto, ele tem um rendimento maior, isto é, um avanço mais rápido; dessa maneira, segue um modelo de caderneta de levantamento trigonométrico que pode ser usado como base para a construção de uma:

\
Caderneta de levantamento trigonométrico

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais