Buscar

Qual a diferença entre o art. 3º, inc. II e o art. 4º, inc. 3º do CC?

Art. 3º, inc. II: os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos. (absolutamente incapaz)
Art. 4º, inc. III: os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. (relativamente incapaz)

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Oi, Adiel.

No art. 3º do CC, inciso II, o legislador trata daqueles que são curatelados devido à falta de discernimento. Ou seja, daqueles que não podem manifestar sua opinião nem seu interesse. Não é só o critério etário que marca a incapacidade, também o estado mental patológico (anomalia psíquica) apontada no inciso II do artigo 3º do CC, cuja veracidade deve ser provada de forma robusta e convincente para se declarar a nulidade do ato praticado nestas circunstâncias, uma vez que a idoneidade psíquica se presume; a anomalia é exceção.

Já no art. 4º do CC, inciso III, usa a expressão mais genérica ao referir-se à ausência do necessário discernimento para os atos da vida civil, mas estabelece como relativamente capazes os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido. Essa gradação é mais justa, pois há casos de deficiência mental que podem autorizar capacidade limitada. Trata-se de uma zona intermediária.

 

Espero ter esclarecido um pouco.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais