Buscar

como fazer uma tabela de frequencia com frequencia absoluta e relativa, e amplitude

💡 2 Respostas

User badge image

Andréia Neves

A frequencia absoluta tem como simbolo fi , que é a frequencia de numero que aparece no rool, ex: Rool: 2,4,4,4,5,5,6,6,6,7,8,8. A Frequencia do 2 é 1, a frequencia de 4 é 3.

A Frequencia relativa tem como simbolo Fr %, que é fi/nx100, Exemplo o n é o total de termos que formam o rool, seguindo o exemplo anterior o n=12, então Fr= fi dividido por 12 vezes 100.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Vamos lá, primeiro você precisa dos conceitos de cada elemento que você citou:

Frequência absoluta (ƒi): É o número de observações correspondente a cada classe. A frequência absoluta é, geralmente, chamada apenas de frequência.


Frequência relativa (ƒri): É o quociente entre a frequência absoluta da classe correspondente e a soma das frequências (total observado), isto é, $ \displaystyle f_{ri}=\frac{f_i}{\sum_{j}f_j} $ onde n representa o número total de observações.


E Amplitude: é o tamanho do intervalo, a diferença entre o limite superior e o limite inferior.


Agora para montar a tabela com esses valores você pode começar descobrindo o tamanho da amplitude. Em seguida você coloca na tabela os valores das frequências absolutas de cada classe encontrada e por fim a frequência relativa que pode ser calculada utilizando a fórmula acima.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais