Buscar

O que é um estupor dissociativo?

💡 5 Respostas

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

Estupor dissociativo é um transtorno dissociativo raro caracterizado por uma importante diminuição ou ausência de movimentos voluntários e de capacidade de resposta a estímulos externos, aparentemente resultante de estresse intenso. Para ser considerado dissociativo é necessário que investigações médicas não revelem causas orgânicas significativas, logo é um tipo de transtorno psiquiátrico e psicológico.

Causa

Enquanto outros tipos de centro de estupor são causados por fatores mais orgânicos e internos, o estupor dissociativo é causado principalmente pelo estresse ou algum outro fator externo, como um evento traumático recente. A causa exata desse tipo de estupor tende a variar de pessoa para pessoa, mas frequentemente está associado a outros transtornos mentais, especialmente transtornos de ansiedade e distúrbios do humor.

Uma pesquisa com diversos transtornos dissociativos, incluíndo estupor dissociativo, identificou que 67% dos pacientes com haviam sofrido violência sexual e 67% haviam sofrido severa violência física na infância.

Sintomas

Mesmo sem nenhuma outra doença associada, o paciente pode levar dias ou até semanas para se recuperar do episódio de estupor.

Nesse transtorno ocorre estupor sem que exames físicos demonstrem causas exclusivamente orgânicas, os sintomas característicos são:

  • Dificuldade ou incapacidade de mover parte ou a totalidade do corpo;
  • Dificuldade ou incapacidade em perceber luzruídos ou estímulos táteis;
  • Incapacidade de responder a estímulos externos;
  • Ansiedade elevada.

Outros possíveis sintomas incluem:

Os episódios de estupor podem ser isolados ou recorrentes. A experiência de estupor causa sofrimento significativo e pode agravar o quadro de ansiedade.

Diagnóstico

Feito por exclusão de outras causas orgânicas e por análise histórico psiquiátrico e eventos traumáticos recentes.

Diagnósticos diferenciais

O estupor dissociativo não deve ser confundido com:

Prevalência

Em uma pesquisa com 12 sujeitos, a maioria dos sujeitos estava entre 15 e 25 anos (20 anos em média). Esse resultado foi bastante similar ao de outros estudos com transtornos dissociativos, onde 80% tinham menos de 30 anos e a idade média era 22 anos. Dentre os pacientes com transtorno dissociativo 35% tinham depressão maior. Outras comorbidades comuns foram dor de cabeça, algum transtorno de personalidade e transtornos de ansiedade. Ainda na mesma pesquisa 75% dos pacientes relataram eventos estressantes recentes sendo os mais comuns brigas familiares, fim de relacionamento e mortes de entes queridos, porém 25% não haviam sofrido nenhum episódio recente de estresse significativo, o que levanta dúvidas sobre a efetiva causa para esse estupor.

Tratamento

Apesar dos principais sintomas de estupor dissociativo serem manifestações físicas, o tratamento mais recomendado é psicoterapia e aconselhamento médico para ajudar as pessoas que experienciaram esse tipo de estupor a lidar da forma mais saudável possível com as emoções associadas e evitar recaídas. 

Terapia cognitivo-comportamental tem como objetivo desenvolver as habilidades do paciente de lidar com fatores estressantes e não saudáveis, sendo portanto recomendado no tratamento de transtornos dissociativo. Remédios psiquiátricos podem ser usados para tratar comorbidades como depressão maior e transtornos de ansiedade melhorando a resposta ao tratamento.

2
Dislike0
User badge image

Thay Gomes

Estupor dissociativo. - Distúrbio de movimento que ocorre em um fundo de trauma. Mutismo e aparece imobilidade completa ou quase completa, sem doenças físicas e mentais, o que poderia causar tal condição. Desenvolvido como resultado de estresse agudo excessiva, expressão de problemas sociais ou interpessoais. Duração habitualmente varia desde vários minutos a várias horas. O diagnóstico é exposto com base nos sintomas clínicos e dados de acontecimento traumático. No processo de diagnóstico para descartar outra patologia mental e somática. Tratamento - psicoterapia, terapia medicamentosa

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>O estupor dissociativo é uma doença grave relacionada ao estresse. É um distúrbio raro que reduz a atividade voluntária e responde a estímulos externos. Para ser considerada discriminação, é importante que os exames de saúde não sejam detectados por causas orgânicas, que são as formas de transtornos mentais e psiquiátricos. Um estudo, mostrou que 67% dos pacientes com este transtorno foram abusados sexualmente e 67% sofreram abuso físico na infância. Outros tipos de matéria orgânica são mais orgânicos e internos, enquanto a decomposição é geralmente causada por estresse ou outros fatores externos. A razão para este tipo de álcool é diferente dependendo do indivíduo, mas é frequentemente associada a transtornos mentais, especialmente transtornos emocionais e transtornos emocionais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais