Buscar

O que é surfactante

💡 2 Respostas

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

O surfactante pulmonar é uma mistura lipoproteica com propriedades tensoativas produzido pelos pneumócitos tipo II. As proteínas e lipídios desta mistura reduzem a tensão superficial na interface entre o líquido presente na cavidade alveolar e o ar.

Função
- Aumentar a complacência pulmonar e consequentemente diminuir o esforço respiratório.
- Evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fim da expiração.
- Facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.

 

Texto completo em: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Surfactante_pulmonar

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os surfactantes são materiais que reduzem a tensão superficial (ou tensão interfacial) entre dois líquidos ou entre um líquido e um sólido. No sentido geral, qualquer material que afete a tensão superficial interfacial, pode ser considerado um surfactante, mas no sentido prático, os surfactantes podem atuar como agentes umectantes , emulsificantes , agentes espumantes e dispersantes . Os agentes ativos de superfície desempenham um papel importante como agentes de limpeza, umedecimento, dispersão, emulsificação, formação de espuma e antiespumantes em muitas aplicações e produtos práticos, incluindo: tintas, adesivos emulsões , tintas, biocidas , xampus, cremes dentais, combate a incêndios, detergentes, insecticidas, remoção de papel reciclado, ceras para esquis, espermicidas


Na fase aquosa a granel, os surfactantes formam massas, tais como micelas, onde as caudas hidrofóbicas formam o núcleo e as cabeças hidrofílicas são imersas no líquido circundante. Outros tipos de estruturas também podem ser formados, como micelas esféricas ou bicamadas lipídicas. 


A dinâmica da adsorção do agente de superfície ativa é de grande importância para aplicações práticas, como em processos de emulsificação ou revestimento, bem como na formação de espuma, onde bolhas ou gotas são geradas rapidamente e precisam ser estabilizadas. À medida que a interface é criada, a adsorção é limitada pela difusão do surfactante para a interface, o que pode resultar na limitação da cinética.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais